Inquéritos policiais são digitalizados em Curitiba

 Inquéritos policiais são digitalizados em Curitiba

Foto: divulgação/Polícia Civil

inqueritos-policiais
Foto: divulgação/Polícia Civil

Quatro mil inquéritos policiais antigos relacionados a crimes contra a vida ocorridos em Curitiba foram digitalizados pela Polícia Civil. O trabalho marca a finalização da primeira fase da força-tarefa com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público.

Os inquéritos ainda tramitam entre as unidades da polícia, promotorias e fóruns criminais. Agora, não há mais nenhum inquérito em papel na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, que compreende as quatro Delegacias de Homicídios de Curitiba, a Delegacia de Homicídios de Maior Complexidade, a Delegacia de Proteção à Pessoa e a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde. Desde agosto do ano passado, 100% dos novos procedimentos iniciados na polícia são exclusivamente eletrônicos.

O trabalho da força-tarefa se concentra apenas nos inquéritos em andamento e abertos antes desta data. Com a digitalização não há mais necessidade de o inquérito físico ser levado e trazido entre os órgãos até que ele seja concluído, ou seja, durante a investigação.

Antes, para que a delegacia pedisse prazos à Justiça e comunicasse o MP, o processo tinha que ser levado até eles, o que trazia morosidade. Com a tramitação virtual tudo fica mais ágil, até mesmo a alimentação do inquérito com arquivos de mídia, como fotos, e documentos. 

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem