Inscrições para cursos técnicos gratuitos do Colégio Estadual do Paraná terminam na quarta-feira

Foto: Zac Lucatelli/CEP

Foram abertas hoje (24) 385 vagas gratuitas para sete cursos técnicos profissionalizantes no CEP (Colégio Estadual do Paraná). As aulas começam no segundo semestre e são voltadas para pessoas que já concluíram o Ensino Médio. São 105 vagas para técnico de administração, 70 para técnico de edificações e informática e 35 vagas para os cursos de técnico de produção de áudio e vídeo, saúde bucal, secretariado e teatro.

Para se inscrever é necessário preencher a ficha disponível no site (www.cep.pr.gov.br/) e levar o formulário preenchido pessoalmente. A instituição fica na Avenida João Gualberto, número 250, no Alto da Glória. As inscrições podem ser feitas entre hoje (24) até quarta-feira (26), sempre entre 17h e 20h.

Os interessados também devem levar uma lista documentos: original e cópia do Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio; cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento; RG e CPF; fatura de energia elétrica; comprovante de renda familiar; e cópia do comprovante de inclusão, caso seja beneficiário de programas federais como Bolsa Família.

Os fatores sociais não são excludentes, mas serão avaliados na classificação final, a fim de equiparar os candidatos. Dos 300 pontos que podem ser obtidos ao todo pelos concorrentes, 200 correspondem ao desempenho, no Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Outros 100 pontos consideram fatores sociais, como Ensino Médio cursado de forma integral ou parcial na rede pública, renda familiar e participação em programas de transferência de renda.

Os sete cursos técnicos profissionalizantes são inteiramente gratuitos, ministrados no turno da noite, e com duração entre 2 e 4 semestres. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 28 de junho (sexta-feira), por meio de edital na secretaria do CEP.

Os candidatos também podem acompanhar a classificação pelo site (www.cep.pr.gov.br/). As inscrições serão realizadas entre os dias 9 e 11 de julho, das 16h às 19h. Chamadas complementares podem ser feitas entre o dia 28 de junho e o início das aulas.

Reportagem: Angelo Sfair