ParanáGeral

Inscrições para Vestibular 2023 da UFPR começam dia 18

Edital foi publicado nesta sexta (01) pela Universidade Federal do Paraná

 Inscrições para Vestibular 2023 da UFPR começam dia 18

Foto: Divulgação/UFPR

Inscrições para Vestibular 2023 da UFPR começam dia 18 de julho. São 5361 vagas em 126 cursos da Universidade Federal do Paraná. O edital com todas as informações foi publicado nesta sexta-feira (01). O Vestibular 2023 da UFPR será realizado em duas fases. Também no dia 18 de julho começa o prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 195,00. A taxa de inscrição para o Vestibular 2023 da UFPR ficou 25% mais cara. Inscrições para Vestibular 2023 da UFPR começam dia 18 e podem ser feitas até o meio-dia de 31 de agosto, pelo site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br).

Podem pedir isenção da taxa de inscrição as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), e também qualquer estudante de escola pública que, mesmo não inscrito no CadÚnico, comprove renda insuficiente (até 1,5 salário mínimo) para pagar a taxa. A previsão é que de 8% a 10% dos candidatos inscritos recebam isenção. Este ano, o prazo para pedir isenção de taxa foi ampliado: será de 18 a 27 de julho para os inscritos no CadÚnico e de 18 de julho a 5 de agosto para os candidatos não inscritos no CadÚnico, mas que possuem renda de até 1,5 salário mínimo. Para facilitar o processo, os documentos para pedido de isenção não precisam mais ser entregues pessoalmente: podem ser protocolados pela internet, de qualquer lugar onde o candidato esteja, e também não precisam ser autenticados.

Como já vem acontecendo nos vestibulares anteriores, metade das 5361 vagas é destinada para a concorrência geral e a outra metade, para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa segunda metade, existem cotas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Candidatos inscritos pelo sistema de cotas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência deverão passar, antes do vestibular, pelas bancas de validação. A convocação para as bancas ocorrerá em setembro. Caso a autodeclaração não seja validada, esses candidatos serão migrados automaticamente para a categoria de concorrência ampla.

Datas e locais de provas

Depois de dois anos em fase única, por causa da pandemia de Covid-19, este ano o vestibular da UFPR volta a ser realizado em duas fases, como forma de valorizar as habilidades de leitura e escrita. A primeira fase, de caráter eliminatório, acontecerá em 23 de outubro, a partir das 14 horas, com duração de 5h30. Consiste em uma prova de conhecimentos gerais com 90 questões objetivas. O resultado será divulgado no dia 14 de novembro. A segunda fase acontece em dois dias: 4 de dezembro, a partir das 14 horas (prova de produção e compreensão de texto); e 5 de dezembro, também a partir das 14 horas (provas específicas por curso). Candidatos ao curso de Música farão também provas de habilidades específicas (teórica e prática).

A prova da primeira fase será aplicada em 11 cidades, quase o dobro do número de locais das edições anteriores.  Além de cinco cidades onde a prova já era aplicada – Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo –, ela ocorrerá em mais cinco cidades do Paraná (Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá) e também, pela primeira vez, em uma de Santa Catarina (Joinville). Ao fazer a inscrição o candidato deverá escolher a cidade em que deseja realizar a prova da primeira fase. A segunda fase será realizada somente nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo. O candidato será alocado automaticamente na cidade onde está sediado o curso para o qual se inscreveu, com uma exceção: para os candidatos inscritos para cursos sediados em Pontal do Paraná, a prova da segunda fase será aplicada exclusivamente em Matinhos.

Fonte: https://www.ufpr.br/portalufpr/

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná é o quarto estado menos desigual do Brasil

Paraná é o quarto estado menos desigual do Brasil

Apesar das melhoras, a desigualdade permaneceu acentuada no país

Paraná anuncia roteiro na Mata Atlântica para promover turismo sustentável

Paraná anuncia roteiro na Mata Atlântica para promover turismo sustentável

Trabalho entre o Governo e o Airbnb quer impulsionar o desenvolvimento econômico

Professor investigado por apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin

Professor investigado por apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin

Agência Brasileira de Inteligência já investigava o suspeito e avisou a Polícia Civil