Instituto que é referência nacional sobre a síndrome do X-Frágil lança financiamento coletivo para conseguir fazer 600 exames

 Instituto que é referência nacional sobre a síndrome do X-Frágil lança financiamento coletivo para conseguir fazer 600 exames
(Foto: Valterci Santos)

Um instituto de Curitiba que é referência nacional em auxiliar quem tem a chamada síndrome do X-Frágil lança uma campanha de financiamento coletivo na internet para conseguir fazer 600 exames de diagnóstico. O objetivo do projeto Eu Digo X é arrecadar 255 mil reais com a ação.

A síndrome é pouco conhecida e afeta o desenvolvimento intelectual, o comportamento e provoca atrasos na fala. Ela é causada por uma mutação genética. Mas o diagnóstico é difícil de ser feito porque a síndrome se confunde com outras condições e tem sintomas parecidos principalmente com o do autismo. A Priscila Alves de Souza Cruz da Silva é mãe do Isaac, de 5 anos. Desde os 20 dias de vida, a família descobriu que ele tem paralisia cerebral. Mas, além disso, ele também tem sintomas parecidos com o de autismo.

Como os sintomas são muito próximos, a família está na fila de espera pelo exame genético para saber se o que ele tem é a síndrome do X Frágil.

A Síndrome do X-Frágil afeta principalmente os meninos e é a segunda doença genética que mais incide sobre recém-nascidos. A aflição da Priscila é por não saber o que fazer porque sem o diagnóstico claro ela não consegue procurar o melhor tratamento.

Quem já fez o exame e já tem o diagnóstico claro da síndrome do X-Frágil passa por uma situação diferente.  A microempresária Tatiane Aparecida Nunes Antunes é mãe do Paulo, que, atualmente, tem doze anos. Foi dele o primeiro diagnóstico realizado pelo projeto Eu digo X. Isso foi há cinco anos. Desde muito cedo a mãe teve uma suspeita de que algo não estava bem com o filho. Ele chorava muito, começou a ter dificuldades para andar e tinha um desenvolvimento mais lento para a idade dele. O próprio neurologista não conseguia fechar o diagnóstico. Tatiane conheceu o projeto Eu Digo X por meio de uma propaganda na tv. Foi o instituto que intermediou o exame. Ela conta que ter o resultado fez toda a diferença no tratamento do filho.

O projeto Eu Digo X, que foi criado em Curitiba, pelo Instituto Lico Kaesemodel é referência nacional  em auxiliar as famílias a buscar o diagnóstico. Segundo a gestora do projeto, Luz Maria Romero, o  principal eixo de trabalho é fazer com que as pessoas conheçam a síndrome.

O exame é caro porque é um tipo de exame de DNA e o Sistema Único de Saúde só cobre ele em Santa Catarina e Brasília. Já o projeto Eu Digo X consegue fazer o exame em todo o país. Mas ele tem custo. Se a família não tem dinheiro para pagar o exame, entra numa lista de espera do projeto. O objetivo do financiamento coletivo é ajudar essas famílias a conseguir fazer o exame de diagnóstico de forma gratuita. Isso porque a proposta do projeto é melhorar a qualidade de vida do paciente e dar suporte as famílias de quem tem a síndrome.

Para fazer doações é só acessar o site www.catarse.me/eudigoxevoce?ref=ctrse_explore_pgsearch&project_id=95220&project_user_id=1095050. A página do projeto para quem quer se informar sobre as características da síndrome do X-Frágil é  www.eudigox.com.br/.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem