Intenção de consumo sobe 9% no Paraná em agosto

 Intenção de consumo sobe 9% no Paraná em agosto

Foto: Valdecir Galor/SMCS

O índice de Intenção de Consumo das Famílias no Paraná subiu 9% no mês de agosto. O dado é da Fecomércio. Após cinco quedas consecutivas que o colocaram no patamar negativo, o indicador dá sinais de recuperação. Dos 98,3 pontos registrados em julho, a menor pontuação desde setembro de 2017, o índice passou para 107,1 pontos neste mês de agosto, número que é considerado positivo.

Segundo a Fecomércio, a possibilidade de saque do Fundo de Garantia (FGTS), que começará a ser depositado em setembro para quem tem conta-corrente na Caixa Econômica, e das contas do PIS/Pasep, foram os principais fatores que trouxeram maior otimismo para as famílias do Paraná. Os dados nacionais tiveram crescimento de 1,8% em agosto em relação a julho, indicando a retomada da confiança dos consumidores.

No Paraná, as famílias com renda superior a dez salários mínimos são as mais otimistas, com variação mensal de 15,9%.  Entre as famílias de menor renda o indicador subiu 7,4% de julho para agosto. No entanto, a pesquisa mostra que os paranaenses estão pessimistas com relação à perspectiva profissional, que teve queda de 1% ante julho.

Na variação anual, o descrédito com relação às possibilidades de melhora salarial é ainda maior, com redução de 8,5%.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba