Investigações da Lava Jato continuam na esfera federal, esclarece MPPR

 Investigações da Lava Jato continuam na esfera federal, esclarece MPPR

Foto: divulgação/PF

O Ministério Público do Paraná (MPPR) esclarece que as investigações da Operação Lava Jato continuam a cargo do Ministério Público Federal (MPF). O posicionamento se fez necessário após o encerramento da força-tarefa, divulgado nesta quarta-feira (3), e da confirmação de que o caso agora é uma responsabilidade do Gaeco.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado é comumente ligado ao MP Estadual devido à atuação constante, além dos casos e das operações de repercussão. No entanto, assim como na estrutura organizacional estadual, o Ministério Público Federal também tem uma unidade com o mesmo nome, e será este o grupo responsável pelo andamento da Lava Jato.

No final do ano passado, a força-tarefa Lava Jato, com dedicação exclusiva ao caso, não foi renovada pela Procuradoria-Geral da República. A PGR decidiu repassar quatro procuradores ex-integrantes da Lava Jato para o Gaeco do Ministério Público Federal no Paraná. Os mandatos vão até agosto de 2022. Dentro da nova estrutura, o Gaeco Federal agora conta com nove membros, dos quais quatro se dedicam às apurações sobre os esquemas de corrupção desvendados pela operação.

A Lava Jato teve início em março de 2014, e um ano depois criou-se a força-tarefa. De lá para cá, foram 79 fases que resultaram em 130 denúncias contra 533 acusados. Até o momento, a operação contabiliza 278 condenações contra 174 pessoas diferentes. Os 209 acordos de delação premiada e 17 acordos de leniência levaram à devolução de 4 bilhões e 300 milhões de reais para a Petrobras.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem