Ipem fiscaliza produtos consumidos em festas juninas

 Ipem fiscaliza produtos consumidos em festas juninas

Imagem / reprodução IPEM

Imagem / reprodução IPEM – arquivo

O consumidor que encontrar ou suspeitar de irregularidades em produtos consumidos em festas juninas pode denunciar os casos à Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná. O telefone é 0800 645 0102. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 horas da manhã ao meio-dia e da uma às cinco horas da tarde. O Ipem está fiscalizando os produtos típicos mais consumidos nesta época do ano. A Operação São João é realizada em todo País pelos órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) durante o mês de junho.

Os itens mais fiscalizados na Operação São João são amendoim, milho de pipoca, canjica, vinhos populares, aguardente de cana, goiabadas, canela em rama e em pó, cravo-da-índia, noz-moscada, estalinhos, saquinhos de pipoca, e doces da época em geral. Eles são classificados como “produtos pré-medidos”, justamente porque chegam ao consumidor já pesados ou medidos. Os agentes fiscalizam se o peso, a quantidade ou o volume estão de acordo com as indicações fornecidas pelos fabricantes nas embalagens e se atendem à legislação.

Os fiscais visitam indústrias e estabelecimentos comerciais onde a oferta desses produtos é maior no período, como supermercados, mercados de bairro e mercearias, para verificar a fidelidade das informações obrigatórias nos rótulos, fazer exames e coletar itens para análise em laboratório.

As empresas autuadas têm 10 dias para apresentar defesa ao Ipem, que definirá a penalidade, que pode variar de advertência à multa de cem reais a um milhão e meio.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem