PolíticaEleições

Ipespe: Alvaro Dias e Sergio Moro dividem corrida pelo Senado

No cenário mais concorrido, a diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro

 Ipespe: Alvaro Dias e Sergio Moro dividem corrida pelo Senado

Montagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado/BandNews FM

O novo levantamento do Ipespe aponta um empate técnico nas eleições para o Senado, quando considerado o cenário com maior número de candidatos. Alvaro Dias (Podemos) aparece na frente de Sergio Moro (União Brasil), mas dentro da margem de erro. Na pesquisa estimulada, com os nomes apresentados aos eleitores, o atual senador tem 32% das intenções de voto, contra 29% do ex-juiz.

O candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Paulo Martis (PL), tem 5%. O ex-governador Orlando Pessuti (MDB), confirmado como candidato na convenção estadual do partido, realizada ontem (25), aparece na quarta colocação, com 3% das intenções de voto. Completam a lista o ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva (PP), com 2%, e a professora de Direito Constitucional Desiree Salgado (PDT), com 1%. Nenhum, brancos e nulos somam 16%. Não souberam ou não responderam, 12%.

No segundo cenário, com a pesquisa espontânea, Alvaro Dias abre vantagem de 38% a 32% sobre Moro. Além destes nomes, apenas Desiree Salgado foi lembrada pelos eleitores, sendo citada por 2%. Nenhum, brancos e nulos somam 17%. Não souberam ou não responderam, 11%.

A pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho. A margem de erro é de 2,9 pontos porcentuais para mais ou para menos. Considerando a margem de erro, o intervalo de confiança é de 95%. Foram ouvidos 1.200 eleitores. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-02620/2022 e PR-01338/2022.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

28 Fóruns Eleitorais abrem em regime de plantão

28 Fóruns Eleitorais abrem em regime de plantão

Entre cidades com atendimento diferenciado estão Curitiba e oito municípios da RMC

Vereadores discutem Disque-Denúncia sobre ideologia de gênero nas escolas

Vereadores discutem Disque-Denúncia sobre ideologia de gênero nas escolas

A criação da ferramenta foi aprovada em votação simbólica pela Câmara Municipal de Curitiba

Pinheirinho pode ter um polo gastronômico

Pinheirinho pode ter um polo gastronômico

O projeto de lei segue para sanção ou veto do prefeito