PolíticaGeral

IPTU pode ter aumento de até 30% em Curitiba

A mudança na Planta Genérica de Valores (PGV) foi aprovada pela Comissão de Economia

 IPTU pode ter aumento de até 30% em Curitiba

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

O IPTU pode ter aumento de até 30% em alguns casos já no próximo ano. A mudança na Planta Genérica de Valores (PGV) de Curitiba, que é base para o cálculo do imposto, foi aprovada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal por 7 votos a 2.

Veja mais:

O projeto tramita em regime de urgência e deve ser votado nos colegiados de Urbanismo e de Serviço Público até o fim deste mês.

O parecer favorável à mudança foi elaborado pelo vereador Serginho do Posto (União), também presidente da comissão, que indica a variação estimada nos valores pagos em 2022 para os que seriam arrecadados somando IPTU e taxa do lixo em 2023.

Votaram com ele Ezequias Barros (PMB), Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (União), Márcio Barros (PSD), Osias Moraes (Republicanos) e Tito Zeglin (PDT). Contrários à proposta estão a Professora Josete (PT) e Rodrigo Marcial (Novo).

Os dois vereadores consideraram que o projeto não está claro o suficiente e deixa uma série de questões em aberto, que constam do voto em separado apresentado pela vereadora.

Entre os questionamentos estão qual o número de contribuintes ou imóveis impactados em cada mudança determinada no projeto, quais os critérios utilizados para determinar as faixas e alterações, o impacto nas contas públicas e, principalmente, como o atual projeto garante o acesso à moradia e o uso útil das propriedades, como indica a vereadora.

Os questionamentos foram incluídos em pedido de informação ao executivo, que deve responder antes do texto ir a votação em plenário.

A proposta da Prefeitura limita o aumento do IPTU e da taxa de Lixo somados a 20% mais a variação da inflação no período de dezembro a novembro, com exceção para imóveis com reajuste de até R$ 250. A ideia, de acordo com a proposta, é não provocar aumento significativo no imposto.

Segundo o executivo, em caso de aprovação, 20% dos imóveis devem ter queda no valor em relação a 2022; 43% devem ter aumento de menos de 30% ou até R$ 250; e 37% teriam o aumento limitado a 30%.

Reportagem: Amanda Yargas.

felipe.costa

Traiano pode assumir 5º mandato seguido na presidência da Alep

Traiano pode assumir 5º mandato seguido na presidência da Alep

Supremo Tribunal Federal limitou reeleições, mas decisão não tem efeito retroativo

TSE mantém inegibilidade de Jocelito Canto e Richa será deputado

TSE mantém inegibilidade de Jocelito Canto e Richa será deputado

Canto foi condenado em 2002 por improbidade administrativa mas só pagou a multa em 2022

TSE julga nesta terça (6) candidatura de Jocelito Canto (PSDB)

TSE julga nesta terça (6) candidatura de Jocelito Canto (PSDB)

Se TSE negar recurso, Beto Richa (PSDB) assume o lugar de Jocelito Canto na Câmara

Com texto alterado antes da votação, vereadores aprovam novo IPTU

Com texto alterado antes da votação, vereadores aprovam novo IPTU

Proposta altera a base para o cálculo do IPTU e foi substituída depois das discussões