Janela Partidária: PSD triplica bancada na Assembleia Legislativa
Mais da metade dos parlamentares do Paraná na Câmara e na ALEP trocaram de partido
Foto: Nani Gois/Alep
Mais de 60% dos deputados estaduais do Paraná trocaram de partido durante a janela partidária, encerrada no dia primeiro de abril. A legenda mais beneficiada foi o PSD, do governador Ratinho Junior, que triplicou o número de cadeiras na Assembleia Legislativa. No Congresso Nacional, a janela partidária também foi movimentada para a bancada paranaense: 12 dos 30 parlamentares trocaram de partido.
Para o pesquisador e doutor em Ciência Política, Paulo Ferracioli, o movimento intenso da janela partidária pode ser explicado pela tendência da personalização das disputas políticas. Ou seja, o eleitor estaria cada vez mais interessado no candidato ou candidata, deixando em segundo plano o partido e as bandeiras por eles defendidas:
De acordo com o pesquisador, sem a rejeição do eleitorado, os candidatos se sentem à vontade para procurar partidos que ofereçam melhores condições para fazer a campanha. Ou que, no futuro, tragam facilidades nas negociações e liberações de emendas.
Esse pode ser um dos fatores que explica o aumento expressivo da bancada do PSD na Assembleia Legislativa do Paraná. O partido do governador Ratinho Junior passou de cinco para 15 representantes:
Dos 87 deputados federais e estaduais, somando os parlamentares da Câmara e da Assembleia, 46 mudaram de partido. No cálculo estão seis parlamentares anteriormente vinculados ao DEM ou ao PSL, partidos que se fundiram para formar o União Brasil.
Reportagem: Angelo Sfair.