Juiz Sérgio Moro absolve a jornalista Claudia Cruz

 Juiz Sérgio Moro absolve a jornalista Claudia Cruz
(Foto: Marcos Oliveira/Agência Brasil)
(Foto: Marcos Oliveira/Agência Brasil)

O juiz federal Sérgio Moro absolveu nesta quinta-feira (25) a jornalista Claudia Cruz, esposa do deputado cassado Eduardo Cunha, dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Na sentença, o juiz apontou falta de provas. Para o magistrado, não há informações suficientes que demonstrem que Claudia Cruz agiu com dolo ao manter uma conta na Suíça. Na decisão, no entanto, Moro determinou o confisco de pouco mais de 176 mil francos suíços depositados em fora do país. O valor corresponde a pelo menos 560 mil reais.

De acordo com o Ministério Público Federal, a jornalista manteve no exterior dinheiro oriundo de propina recebida pelo marido. Entre 2008 e 2014, ela teria gasto um milhão de dólares com compras de luxo. A ação tinha outros três réus: Jorge Luiz Zelada, ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, que foi condenado por corrupção passiva a seis anos de prisão, João Augusto Rezende Henriques, que foi absolvido do crime de evasão de divisas, mas condenado a sete anos de reclusão por corrupção e lavagem de dinheiro e Idalécio Oliveira, empresário português, que foi absolvido dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O advogado da jornalista, Pierpaolo Bottini, disse por meio de nota que a decisão de hoje (quinta) foi justa, já que reconhece que Cláudia Cruz não lavou dinheiro nem participou de qualquer ato criminoso. Já o Ministério Público Federal informou que vai recorrer da decisão.

Claudia Cruz era apontada pelos procuradores como beneficiária das contas atribuídas ao ex-presidente da Câmara no exterior. Os procuradores afirmam que ela tinha plena consciência dos crimes que praticava e era a única controladora das contas, utilizadas para pagar as despesas no cartão de crédito. O gasto, de acordo com a denúncia do MPF, era totalmente incompatível com os salários e o patrimônio lícito dela e de Cunha.

Na sentença, o juiz colocou uma lista com 13 lojas em que Claudia Cruz fez compras no exterior. Entre as boutiques estão Prada, Chanel, Louis Vuitton e Balenciaga. As compras nestes locais giravam em torno de mil a sete mil dólares. Apesar disso, Moro disse que os gastos não configuram por si só lavagem de dinheiro.  Para o magistrado, a jornalista teve “participação meramente acessória” e comentou que é aceitável a alegação de que a gestão financeira da família era de responsabilidade do marido.

De acordo com Moro, a absolvição na área criminal não impede que a esposa de Cunha seja responsabilizada na área cível. A jornalista já responde a uma ação por improbidade administrativa junto com Eduardo Cunha. Neste processo, o Ministério Público Federal pede a perda de quatro milhões e quatrocentos mil reais encontrados na conta bancária de Cláudia Cruz, o pagamento de multa de três vezes o valor, além da suspensão dos direitos políticos e a proibição de firmar contratos com o poder público por 10 anos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem