Juíza nega pedido da defesa para que Lula fosse interrogado novamente em ação do Instituto Lula

 Juíza nega pedido da defesa para que Lula fosse interrogado novamente em ação do Instituto Lula

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A juíza substituta da 13ª Vara Federal, Gabriela Hardt, negou pedido da defesa do ex-presidente Lula para que ele fosse interrogado novamente na ação penal que investiga se o petista recebeu propinas da Odebrecht para a compra de um terreno onde seria instalada a sede do Instituto Lula. Os advogados argumentaram em petição que, com a saída do juiz Sérgio Moro, o novo depoimento seria fundamental para o exercício do contraditório. Lula foi interrogado por Moro nesta ação penal em setembro do ano passado.

Na decisão, Gabriela Hardt disse que não existe razão na argumentação dos defensores e que não há motivos para se falar em qualquer afronta ao ordenamento jurídico. No documento, a juíza ainda explicou que “os depoimentos das testemunhas e dos acusados foram todos gravados em mídia audiovisual e estão à disposição do Juízo e que deve analisá-los oportunamente, antes do anúncio da sentença”. O processo está em fase final, já que as alegações do Ministério Público Federal, assistência de acusação e defesas já foram apresentadas.

Os procuradores da Força-Tarefa da Operação Lava Jato pedem a condenação de Lula por nove atos de corrupção passiva e por sete atos de lavagem de dinheiro. Além disso, o MPF pede a condenação do advogado Roberto Teixeira, do ex-ministro Antonio Palocci, do empresário Marcelo Odebrecht e de outras quatro pessoas. Em alegações finais, a força-tarefa também solicita que o imóvel em São Paulo seja confiscado pela justiça e que seja feito um pagamento de R$ 75 milhões pelos réus, que segundo as investigações, é o valor correspondente ao total da porcentagem da propina paga pelo Grupo Odebrecht.

Já a defesa do ex-presidente Lula afirma que o petista foi submetido a um ‘julgamento de exceção’, ‘foi tratado como culpado desde a fase pré-processual’ e teve a defesa cerceada. O ex-presidente ainda pede para ser absolvido ‘por insuficiência de provas para condenação’.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem