NacionalEconomia

Juros do rotativo sobem e chegam a 355,2% ao ano

O número representa uma alta superior a 28% na relação com fevereiro de 2022

 Juros do rotativo sobem e chegam a 355,2% ao ano

Imagem ilustrativa

Em um mês, os juros cobrados pelos bancos no rotativo do cartão de crédito subiram quase 9%. A média chegou a 355,2% ao ano em fevereiro, segundo o Banco Central. O número representa uma alta superior a 28 pontos porcentuais na relação com fevereiro de 2021. No caso do parcelado, ainda dentro de cartão de crédito, o juro passou de 172,5% para 174,3% ao ano entre janeiro e fevereiro.

Em fevereiro do ano passado, a taxa era de 167,1%. Considerando o juro total do cartão de crédito, que leva em conta operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 67,3% para 73,2% na comparação entre janeiro e fevereiro. No mesmo mês do ano passado, era de 63,2%.

A economista e professora da Universidade Positivo Leide Albergoni explica que apesar de não haver relação direta com a inflação, a taxa de juros cresce conforme o aumento de custos do mercado interno.

Conforme o Banco Central, apesar da alta nos juros, a inadimplência continuou estável, em 2,5%, informou o Banco Central, um aumento de três pontos porcentuais na comparação com fevereiro de 2021.

O rotativo do cartão de crédito, juntamente com o cheque especial, é uma modalidade de crédito emergencial, muito acessada em momentos de dificuldades.

A atualização das estatísticas de juros e crédito foi apresentada pelo Banco Central com cerca de um mês de atraso. Segundo o BC, o cronograma de divulgação foi comprometido pela mobilização de servidores que pressionam o governo por reajustes salariais.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Foram sorteadas as dezenas 16 - 17 - 42 - 45 - 52 - 57

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo