Esportes

Justiça bate o martelo e duelo entre Furacão e Raposa vai mesmo ser com “torcida única”

 Justiça bate o martelo e duelo entre Furacão e Raposa vai mesmo ser com “torcida única”

A Justiça negou o pedido feito pelo Cruzeiro para tentar liberar a entrada da torcida organizada do clube na partida contra o Atlético Paranaense, marcada para hoje (16), na Arena da Baixada. Segundo o juiz Jailton Juan Carlos Tontini, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central, “a realização de jogos com a chamada torcida única têm ocorrido com frequência em outros Estados da Federação, como São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo Minas Gerais, o que desvela, pelo menos em sede de cognição sumária, a inexistência de ilegalidade”.

O alviceleste fez a solicitação junto à 21ª Vara Cível de Curitiba, que se alegou incompetente e enviou o caso para a outra repartição. A ideia do Cruzeiro era a de que o duelo de hoje à noite, válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contasse com as torcidas dos dois clubes.

O vice-presidente jurídico do Cruzeiro, Fabiano Costa, explica que, antes da medida judicial, o clube tentou dialogar tanto com o promotor Maximiliano Ribeiro Deliberador, responsável pelo projeto do Ministério Público do Paraná que prevê uma série de jogos-teste com torcida única em partidas realizadas na capital paranaense, quanto com representantes do próprio rubro-negro.

A disputa vai ser a primeira promovida na modalidade proposta pelo MP em parceria com as polícias Militar e Civil do Paraná. A ideia é evitar episódios de violência e depredação, e a iniciativa foi aceita pelo Furação.

De acordo com o magistrado que negou o pedido do Cruzeiro, o Estatuto do Torcedor não prevê o direito de que torcidas uniformizadas sejam admitidas nos estádios e tenham espaço reservado para si. O que assegura a lei, portanto, “é que o torcedor, de qualquer das agremiações, possa ingressar no estádio e acompanhar o seu clube, acomodando-se no local indicado em seu ingresso, e isto, pelo que se infere na exordial e dos documentos que a instruem, não está sendo obstado”.

Por outro lado, a decisão não impede que os cruzeirenses comprem ingressos e compareçam ao estádio; eles podem ir sim ao jogo, mas camuflados em meio aos atleticanos porque a entrada de adereços da equipe mineira está proibida. E é isso mesmo o que eles pretendem fazer, conforme a presidente da torcida Cruritiba, Priscila Fonseca.

O objetivo do Ministério Público é estender a medida às partidas do Coritiba, no Couto Pereira, e do Paraná Clube, na Vila Capanema. Em outras palavras, a intenção é dar fim ao espaço para torcidas visitantes em todos os estádios da capital paranaense. Nesta semana, o MP se reuniu com representantes do Coxa e do Tricolor, mas, por enquanto, as equipes não aceitaram a proposta.

A decisão do juiz Jailton Tontini foi proferida nessa terça-feira (15). O rubro-negro foi procurado pela BandNews, mas não quis se manifestar. Já o Cruzeiro pode recorrer, mas a informação divulgada pela assessoria de imprensa da Raposa é a de que o time não vai insistir na solicitação.

Atlético e Cruzeiro entram em campo às 21h45, na Arena da Baixada.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Times paranaenses voltam aos campos no domingo (21)

Times paranaenses voltam aos campos no domingo (21)

Athletico recebe o Internacional e Coritiba enfrenta a Ponte Preta

Nikão está de volta ao Athletico para temporada 2024

Nikão está de volta ao Athletico para temporada 2024

Ídolo da torcida da athleticana, ele vestiu a camisa rubro negra entre 2015 e 2021

Corrida Noturna Unimed Curitiba: kits podem ser retirados nesta sexta

Corrida Noturna Unimed Curitiba: kits podem ser retirados nesta sexta

Evento será neste sábado (20) com concentração a partir das 17h e largada às 20h

Após a primeira derrota, Cuca promete Ahtletico competitivo jogando fora

Após a primeira derrota, Cuca promete Ahtletico competitivo jogando fora

Furacão foi derrotado por 2 a 0 pelo Grêmio, em Porto Alegre, nesta quarta (17)