Política

Justiça bloqueia bens de ex-vereador de Morretes em ação por improbidade administrativa

 Justiça bloqueia bens de ex-vereador de Morretes em ação por improbidade administrativa

(Foto: divulgação/Câmara de Vereadores de Morretes)

(Foto: divulgação/Câmara de Vereadores de Morretes)

A Justiça decretou a indisponibilidade de bens do ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Morretes na gestão 1997-2000, Helder Teófilo dos Santos. A liminar atende ação civil pública para ressarcimento do erário e foi apresentada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca. Segundo MP, houve irregularidade no processo de  aposentadoria de uma ex-servidora da Câmara.

Na época, o processo de aposentadoria foi assinado pelo então vereador em dezembro de 2000, enquanto presidia a Casa Legislativa, Helder Teófilo dos Santos, que também foi prefeito da cidade durante três mandatos. A promotora de Justiça da Comarca de Morretes, responsável pelo caso, Dalva Marin Medeiros, explicou que a aposentadoria foi questionada e cassada a partir de ação ajuizada pela própria Câmara, em 2006.

Segundo a promotora, a servidora Neide Eliane Richter, já acumulava duas aposentadorias de Magistério e não poderia ser aposentada uma terceira vez, como funcionária do Legislativo.

O caso foi julgado procedente e a ex-servidora foi condenada a devolver aos cofres municipais os valores recebidos indevidamente entre 1º de janeiro de 2001 e 22 de novembro de 2006. Como ela não pagou a dívida, para evitar o prejuízo ao erário, o MPPR ingressou com a ação de ressarcimento, fazendo com que o agente público responsável pela aposentadoria – no caso, o ex-presidente da Câmara – fosse obrigado a devolver os valores pagos irregularmente.

A Justiça acatou o pedido de liminar da Promotoria e impôs o bloqueio de bens do ex-vereador em mais de R$ 1 milhão e quatrocentos mil reais.

O advogado de Helder Teófilo dos Santos,  Sérgio Luiz Chaves, afirmou que a defesa vai se basear na legalidade da ação e na aprovação das contas do ex-presidente da Câmara, naquela época, pelo Tribunal de Contas.

O ex-vereador e ex-prefeito disse que se sente injustiçado e não entende por que o MP exige esse pagamento. Segundo Helder, ele era o gestor e não recebeu nenhum recurso ilícito.

Além dos mais de 1 milhão e quatrocentos mil reais cobrados pela Justiça, no último dia 9 de novembro, o Juízo da Vara da Fazenda Pública de Morretes, determinou um novo bloqueio de bens, no valor de aproximadamente R$ 305 mil, do ex-prefeito Helder Teófilo, em sua gestão 2013-2016.

Dessa vez, a ação refere-se à contratação irregular de uma empresa (também ré no processo) para terceirização de serviços de saúde no município. De acordo com a ação, houve irregularidades no procedimento licitatório, direcionado para a contratação da empresa vencedora.

Além disso, segundo o MP, o próprio serviço objeto do contrato foi irregular, uma vez que quase todos os atendimentos foram terceirizados e os profissionais receberam valores excessivos. O Tribunal de Contas emitiu parecer indicando que a contratação afronta a legislação e fere a regra constitucional do concurso público. O Ministério Público pede a condenação do réu, conforme as sanções previstas na Lei de Improbidade, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, ressarcimento dos danos ao erário e pagamento de multa.

Reportagem: Kelly Frizzo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Textos, que tramitaram em regime de urgência, já passaram por duas votações

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Adequação deve garantir que a cidade continue recebendo recursos anuais do Governo Federal

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia