Política

Justiça derruba decisão para retirada de vigília pró-Lula mas restringe horário para manifestações

 Justiça derruba decisão para retirada de vigília pró-Lula mas restringe horário para manifestações

O PT e a CUT ainda não se posicionaram sobre a decisão do desembargador Fernando Paulino Wolff Filho, do Tribunal de Justiça do Paraná, que limitou as ocasiões e impôs restrições para reuniões públicas nas ruas do bairro Santa Cândida, em Curitiba. De acordo com a decisão, as manifestações e reuniões podem ser feitas apenas a cada 15 dias, aos finais de semana, em sábados e domingos, por períodos de seis horas, entre 9 horas da manhã e sete horas da noite.

Após as manifestações, o local deve ser totalmente desocupado. As barracas de apoio, mantidas na região desde que o ex-presidente Lula foi levado preso para a Superintendência da Polícia Federal no dia 7 de abril, poderão ser montadas, mas deverão ser desmontadas no final da manifestação.

A liminar concedida pelo desembargador é uma resposta ao recurso interposto pelo PT do Paraná contra decisão do juiz Jailton Juan Carlos Tontini, que determinou na última segunda-feira (28) a saída imediata dos manifestantes – favoráveis e contrários ao petista – sob pena de pagarem multa diária de R$ 500 mil. O recurso do PT foi parcialmente acatado e a multa suspensa. De acordo com o desembargador, “não há urgência que justifique o exame imediato quanto ao cabimento e valor da multa”. O magistrado ressaltou que a medida visa equilibrar os direitos fundamentais em conflito, como o dos moradores e das manifestações. Ele menciona decisão recente sobre a greve dos caminhoneiros.

Ele diz que “guardadas as devidas dessemelhanças, é possível fazer um paralelo entre o caso e a situação que a sociedade brasileira vem vivenciando com a paralisação dos caminhoneiros”. O desembargador também determina que manifestações opostas não poderão ocorrer simultaneamente na região.

Caso haja manifestação de grupos opostos, segundo o magistrado, deverá ser observada a alternância das reuniões. A programação dos atos, dentro do limite de horário imposto, deve ser infomada com cinco dias de antecedência à Polícia Militar e ao Município de Curitiba. Em relação ao uso de auto-falantes, o volume não pode ser maior do que determina a legislação vigente.

De acordo com o grupo que organiza o protesto contra a prisão de Lula, cerca de 7 mil pessoas passam por semana pelo local.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões