Política

Justiça determina que Boca Aberta use tornozeleira eletrônica

 Justiça determina que Boca Aberta use tornozeleira eletrônica

Imagem: Divulgação

A quinta vara criminal de Londrina, no norte do Paraná, mandou o ex-vereador Émerson Petriv ser monitorado por tornozeleira eletrônica. A determinação do juiz Paulo Cesar Roldão é desta quarta-feira (31) e o ex-parlamentar, conhecido como Boca Aberta, tem vinte e quatro horas para colocar o equipamento depois de ser notificado.

A decisão reconhece que o ex-vereador descumpriu a ordem de manter uma distância mínima de quinhentos metros de outros parlamentares ou da sede do Legislativo, em Londrina. A medida tinha sido imposta após o registro de ameaças e perseguição, por parte de Boca Aberta, contra os vereadores Mario Takahashi, do PV, e Professor Rony, do PTB.

Ambos estão afastados das atividades parlamentares por ordem judicial e, desde a semana passada, são monitorados por tornozeleira eletrônica. O ex-vereador se aproximou dos dois parlamentares quando eles estavam no Centro de Reintegração Social de Londrina, unidade de regime semiaberto do Departamento de Execução Penal, onde colocavam os equipamentos eletrônicos.

O advogado de Boca Aberta, Eduardo Duarte Ferreira, entende que a medida cautelar perdeu o efeito quando os vereadores foram afastados. O entendimento não foi acolhido pelo juiz da quinta vara criminal de Londrina e a defesa do ex-vereador afirmou que vai recorrer da exigência de monitoramento por tornozeleira. Boca Aberta foi o candidato mais votado do Paraná nas eleições de 2016, com mais de onze mil votos.

Ele foi cassado em outubro, por quebra de decoro parlamentar, acusado de ter recebido vantagens indevidas em um financiamento coletivo pela internet. Mário Takahashi e Professor Rony são investigados por envolvimento em um esquema de propina para aprovar mudanças no setor de zoneamento urbano de Londrina. Ambos estão afastados das funções e com os salários suspensos. Amanhã (quinta-feira), no retorno das sessões do legislativo, o presidente da Câmara vai fazer a convocação dos suplentes.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia