ParanáGeral

Justiça faz busca e apreensão na residência de Sérgio Moro

Ordem foi expedida pela Justiça Eleitoral e determina recolhimento de material de campanha irregular

 Justiça faz busca e apreensão na residência de Sérgio Moro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Justiça do Paraná cumpriu hoje (sábado, 3) um mandado de busca e apreensão na casa do ex-juiz federal e candidato ao senado pelo Paraná, Sergio Moro, do União Brasil. A ordem determina o recolhimento de material de campanha do candidato, impresso em desacordo com as regras eleitorais. A decisão determina, ainda, a remoção de conteúdos das redes sociais do candidato.

O mandado de busca e apreensão está relacionado a um processo que corre na Justiça Eleitoral. Segundo a decisão, o material de campanha de Sergio Moro esconde o nome dos suplentes do candidato, Luis Felipe Cunha e Ricardo Guerra. Segundo a lei eleitoral, o nome dos candidatos à suplência deve aparecer, nos materiais de campanha, em tamanho mínimo de 30% em relação ao nome do candidato principal. Essa regra teria sido descumprida por Moro, segundo a Justiça.

Pelo mesmo problema, a Justiça determinou, ainda, a remoção de postagens nas redes sociais de Sérgio Moro. Sob pena de multa diária de R$ 5 mil, ele terá de apagar 37 postagens do Instagram, 38 postagens do Facebook; 13 postagens do Twitter; 2 vídeos do TikTok e 10 vídeos do Youtube.

O mandado de busca e apreensão foi cumprido no endereço residencial de Sergio Moro, porque foi este o indicado pelo candidato no registro da candidatura ao Senado.

A ação tem como autor a Federação Brasil da Esperança, dos partidos PT, PV e PC do B. Em nota, a defesa de Sergio Moro diz que os argumentos que motivaram a decisão da Justiça não correspondem com a verdade; e que os materiais de campanha do candidato estão de acordo com as regras eleitorais. Por fim, a defesa classificou a ordem de busca e apreensão como agressiva e sensacionalista. Os advogados afirmaram que vão pedir a reconsideração da decisão no Judiciário.

Reportagem David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Governo alerta para tentativas de golpe com guias do IPVA

Governo alerta para tentativas de golpe com guias do IPVA

Paraná recebe, em média, 20 denúncias por semana

Receita libera consulta a lote residual do IR 2023

Receita libera consulta a lote residual do IR 2023

Mais de 21 mil paranaenses estão contemplados nesta etapa