Justiça Federal do Paraná aceita denúncia contra ex-diretor da Petrobras

A Justiça Federal do Paraná aceitou nesta sexta-feira (25) denúncia contra o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e outras nove pessoas.  Eles foram denunciados por prática de lavagem de dinheiro, crime de pertinência e formação de grupo criminoso organizado. Segundo o despacho, Paulo Roberto Costa, teria superfaturado as obras da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, no Pernambuco.

A obra estava orçada inicialmente em 2,5 bilhões de reais e teria alcançado um valor global superior a 20 bilhões. Paulo Roberto Costa era Diretor de Abastecimento da Petrobras entre 2004 e 2012 e foi conselheiro da administração da refinaria desde 2008. Ele era o responsável por projetos técnicos para construção de refinarias da estatal e pela fiscalização da execução dos aspectos técnicos do projeto.

Ainda segundo o despacho, Paulo Roberto Costa continuou recebendo valores  provenientes de desvios mesmo após deixar o cargo de diretor de abastecimento. Entre os dez denunciados hoje também aparece o doleiro Alberto Youssef. Também nessa sexta-feira a Justiça de Curitiba concedeu liberdade a dois investigados na Operação Lava Jato. De acordo com o juiz,  Sergio Fernando Moro,  Raul Henrique Srour e Carlos Alexandre de Souza, acusados de operações ilegais no mercado negro de câmbio, podem responder às acusações em liberdade, mas não poderão mudar de endereço sem autorização da Justiça, deixar a cidade de origem por mais de 20 dias, e devem entregar os passaportes.

Para Raul Henrique Srour, o juiz fixou fiança de R$ 7,2 milhões. Os dois investigados soltos estão proibidos de manter contato com o doleiro Alberto Youssef, acusado pelo Ministério Público de chefiar o grupo criminoso.  Yousseff está preso desde o mês passado na superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição