Política

Justiça libera Cabify de ter escritório em Curitiba

Foto: Divulgação

Uma decisão da 4ª Câmara de Cível em Curitiba, diz que a Cabify não precisa ter qualquer tipo de sede na capital. A exigência era de uma resolução da Secretaria Municipal de Finanças. A empresa argumentou que a obrigação de ter um escritório em Curitiba é “desarrazoada e exorbitante”, já que não está prevista na lei federal que rege o transporte individual de passageiros.

Este argumento já havia sido acolhido em uma decisão da 1ª Vara de Fazenda Pública, de outubro. Agora a prefeitura recorreu e foi novamente derrotada. Segundo o juiz Hamilton Rafael Marins Schwartz, a exigência “fere o princípio da livre iniciativa e livre concorrência”. Na decisão ele destacou ainda que no transporte privado de passageiros, ao contrário do serviço de táxis, não há participação do poder público, mas “somente do consumidor, transportador e gerenciador do aplicativo tecnológico”. O advogado Fernando Koér, especialista em Direito Administrativo, e professor da Unicuritiba, explica que o decreto municipal não pode prevalecer sobre o que está escrito na lei federal.

A prefeitura afirma que vai recorrer da decisão que liberou a Cabify de ter um escritório em Curitiba. Para rebater o argumento de interferência na livre concorrência, a prefeitura afirma que a ação não interfere na operação da empresa. A Cabify é uma das quatro empresas que estão cadastradas na prefeitura e operam com a autorização municipal. Segundo Fernando Knoér, depois da aprovação da regulamentação federal em Brasília, o decreto municipal será revogado e deve ser atualizado com base nas novas normas.

A partir da aprovação de alterações do texto original no Senado, o projeto federal voltou agora para a Câmara dos Deputados, onde ainda não há previsão para entrar na pauta. Não está descartada a possibilidade de o tema só ser analisado após as eleições do ano que vem. A decisão depende do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do DEM. Depois que as alterações forem votadas na Câmara, o projeto aprovado vai para sanção ou veto do presidente.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia