PolíticaCidadania

Justiça suspende sessão na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande que poderia cassar mandato do prefeito

 Justiça suspende sessão na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande que poderia cassar mandato do prefeito

Foto: divulgação

Foi suspensa pela Justiça, nesta sexta-feira (26), a sessão na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, que discutia a possibilidade da cassação do mandato do prefeito da cidade, Nassib Hamad. O chefe do executivo da cidade é réu em uma segunda comissão parlamentar instaurada neste ano no Legislativo, que investiga irregularidades na vacinação contra a Covid-19.

A medida liminar que suspendeu a sessão considera que a Câmara Municipal descumpriu uma decisão judicial de outubro do Tribunal de Justiça do Paraná, que ordenava a suspensão da investigação contra o prefeito.

O advogado do prefeito, Leandro Souza Roza, diz que a desembargadora do TJ acolheu o argumento da defesa, de que a segunda comissão instaurada na Câmara investigava os mesmos fatos da primeira comissão, suspensa pela Justiça.

Em outubro, quando a primeira comissão parlamentar foi suspensa pela Judiciário, o Legislativo da cidade instaurou uma segunda comissão com o objetivo de responsabilizar o prefeito. A defesa de Hamad classificou o procedimento adotado pela Câmara como desleal e disse que avisou ao TJ que a decisão do tribunal estava sendo descumprida. Um dia depois, a Justiça ordenou a suspensão dos trabalhos da comissão no Legislativo pela segunda vez.

Com a decisão, a investigação parlamentar contra o prefeito da cidade é novamente suspensa, até que a Justiça analise os argumentos de Nassib Hamad, que questionam a legalidade das investigações conduzidas na Câmara. O prefeito alega que não teve o direito de ampla defesa respeitado pela comissão parlamentar.

A procuradora da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, Daisy da Silva dos Santos, diz que a defesa do prefeito mente para a Justiça. Ela afirma que vai recorrer da decisão que suspendeu o julgamento do prefeito pelos vereadores.

Segundo a procuradora, a primeira denúncia foi apresentada por um munícipe e investiga fatos diferentes em relação à segunda denúncia que foi apresentada por um vereador na cidade.

Na segunda Comissão Processante que foi suspensa pela Justiça na Câmara, Nassib Hamad é investigado por descumprir a ordem prioritária de vacinação contra a Covid-19; de nomeação ilegal de servidores em cargos de comissão, para que eles pudessem ser vacinados antes da população em geral, contra a doença; e da aplicação de orçamento em percentual inferior ao mínimo definido pela Constituição na área da Saúde.

Reporter: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões