PolíticaGeral

Justiça suspende sessão que cassou Renato Freitas

Com isso, Freitas poderá retomar o mandato na Câmara de Curitiba

 Justiça suspende sessão que cassou Renato Freitas

Foto: Carlos Costa/CMC

A Justiça acolheu o recurso da defesa do ex-vereador Renato Freitas (PT) e suspendeu os efeitos das sessões de julgamento em plenário realizadas nos dias 21 e 22 de junho, que terminaram com a cassação do político. Com isso, Freitas poderá retomar o mandato na Câmara de Curitiba. A decisão, assinada pela desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, tomou como fundamento possíveis erros processuais, nos prazos e na garantia de espaço para a defesa do vereador. Segundo a magistrada, não existem evidências de que Freitas ou seus advogados foram notificados formalmente, com 24 horas de antecedência, da realização das sessões de julgamento. No entendimento da desembargadora não houve tempo mínimo para que os advogados se preparassem. O advogado de Freitas, Guilherme Gonçalves também defende que a sessão não possibilitou a garantia dos direitos de ampla defesa do parlamentar.

Renato Freitas respondeu por um Processo Ético Disciplinar por quebra de decoro parlamentar, após participar de uma manifestação na Igreja do Rosário, no Largo da Ordem, em fevereiro. Após a comissão de Ética e Decoro Parlamentar emitir parecer favorável pela cassação, a decisão foi levada para o plenário. Em dois turnos, a maioria dos vereadores concordou que o parlamentar quebrou o decoro  e aprovou a cassação. Freitas e o representante legal não estiveram presentes nas sessões, sob a alegação de que não foram intimados regularmente. De acordo com o advogado, assim que a Câmara for oficialmente notificada sobre a decisão da justiça, ele pretende pedir a recondução imediata de Freitas ao cargo. O advogado disse ainda que a expectativa é que o Legislativo convoque uma nova sessão de julgamento em plenário.

Procurada pela reportagem a Câmara Municipal de Curitiba informou que só vai se pronunciar sobre o assunto após ser oficialmente comunicada sobre a decisão judicial.

Reportagem Leonardo Gomes e Vanessa Fontanella

Avatar

carolina.genez

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia