CuritibaServiços

Kafka para crianças: um musical para adultos

Apesar da sala cheia, o filme ficou com saldo negativo na hora dos aplausos

 Kafka para crianças: um musical para adultos

Foto: Divulgação

O musical “Kafka para Crianças”, dirigido pelo israelita-americano Roee Rosen, foi exibido nesse último sábado (4). O título do longa pode dar a impressão de ser uma obra infantil, mas está muito longe disso, mesmo com seu enredo fantasioso e com suas cores vivas remetendo a imaginação típica dos mais novos.

O filme se passa no episódio piloto de um programa de TV, que apresenta obras do escritor Franz Kafka para crianças, começando pela mais famosa: “A Metamorfose”. Para auxiliar a narrativa, temos a presença de uma banda e de móveis antropomórficos. Estes últimos, ajudam tanto em parte da narração do filme quanto nos vocais da maioria das músicas.

O conto é mostrado com grande fidelidade à história original, trazendo até mesmo menções do pensamento de Kafka a respeito da publicação do livro. Porém, esse fato também tem um lado negativo. A narrativa faz uso de piadas de baixo nível e puxa a adaptação “infantil” para um lado mais grotesco, tirando a atenção do enredo. A qualidade duvidosa das piadas também é observada nos intervalos do suposto programa, onde a sonoplastia acaba exagerando na procura de um humor que nunca chega.

Em entrevista ao Olhar de Cinema, o diretor comentou sobre o uso de piadas “que não devem ser feitas”, mostrando interesse justamente por explorar o estranhamento causado por elas. Entretanto, quando o humor de cunho sexual compõe um filme que aparenta ter um público-alvo infantil, é certo que irá confundir muitos espectadores.

O filme conta com um monólogo da atriz principal, Hani Furstenberg – lançado separadamente como um curta-metragem – onde discorre sobre a política e a legalidade de quando se começa e quando se termina de ser criança. O diretor relatou outro ponto importante do filme: rever quem a lei militar considera criança, uma vez que Franz Kafka também levou um pouco do seu trabalho como advogado para suas histórias. Mesmo assim, apesar do monólogo ter potencial, ele retorna para as piadas de baixo calão e frases sem muito sentido, tornando a cena uma enrolação.

Em sumo, o filme tem grande aptidão para desenvolver uma boa história, mas peca em muitos detalhes: a falta de indicação que, de fato, não é um filme para crianças e a falta de avisos para cenas com luzes piscando, podendo até mesmo prejudicar pessoas com epilepsia.

O filme faz parte da mostra “Novos Olhares” que apresenta filmes com uma estética radical, flertando com aventura e caminhos não muito conhecidos. Kafka para Crianças estará novamente em cartaz no Cinemark no dia 08/06 (Quarta-feira) às 18:30. Os ingressos podem ser comprados pelo site do próprio Cinemark, do Festival ou na bilheteria. Os valores são R$14 (inteira) e R$7 (meia).

11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Data: 1 a 9 de junho de 2022

Site oficial e ingressoswww.olhardecinema.com.br

Local: Cine Passeio, Shopping Mueller (Cinemark), Cinemateca, MON e Teatro da Vila

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Jesse Herlain.

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Setran alerta para bloqueios na Avenida República Argentina

Setran alerta para bloqueios na Avenida República Argentina

Os usuários do transporte coletivo não vão ser afetados

Trânsito tem alterações em Curitiba devido à corrida neste domingo

Trânsito tem alterações em Curitiba devido à corrida neste domingo

O trajeto inicia às 06h30 na Praça do Japão e são esperados dois mil participantes

Museu lança campanha em memória às vítimas do Holocausto

Museu lança campanha em memória às vítimas do Holocausto

No início de 2022 foi registrado um aumento de 67% nos crimes de ódio

FAS e rede de supermercado oferecem 60 vagas de emprego

FAS e rede de supermercado oferecem 60 vagas de emprego

Não é necessário ter experiência para preencher as vagas