Laboratório paranaense firma parceria com empresa suíça e amplia teste da covid-19 em mais de 5 mil laboratórios brasileiros

WhatsApp-Image-2020-06-30-at-14 56 15-2
Foto: divulgação/Diagnósticos do Brasil

Um laboratório paranaense vai disponibilizar testes de anticorpos de maior precisão para diagnosticar a covid-19 em diversas regiões do Brasil. O laboratório Diagnósticos do Brasil (DB) firmou parceria com a Roche, empresa suíça que desenvolve soluções para diagnósticos in vitro e é responsável pela criação do teste, que vai ser fornecido para mais de 5 mil laboratórios no território nacional.

Atualmente, o DB possui uma capacidade total para a realização de 15 milhões de exames mensais, ampliando o acesso da população brasileira aos testes, mesmo que em áreas mais remotas, através dos laboratórios apoiados.

De acordo com o médico patologista e responsável técnico do DB, Carlos Aita, para fazer o teste é necessário realizar uma coleta de sangue.

Ele explicou que o exame é feito principalmente para a testagem em massa da população.

O especialista reforçou que o teste serve para dar auxílio em estratégias que possibilitem ampliar o conhecimento sobre a doença e retomar a economia com segurança. O exame, já aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é destinado a detecção de anticorpos totais (IgM e IgG) em pessoas que foram expostas ao vírus, ainda que não tenham apresentado sintomas, e possui sensibilidade de até 100% na detecção de anticorpos contra a Covid-19 e especificidade maior que 99,8%, evitando falsos positivos.

Reportagem: Fernanda Scholze

WhatsApp-Image-2020-06-30-at-14 56 15-3
Foto: divulgação/Diagnósticos do Brasil