Lava Jato chega à 80ª fase revisitando investigações de 2016

 Lava Jato chega à 80ª fase revisitando investigações de 2016

Foto: divulgação/PF

A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão na fase de número 80 da Operação Lava Jato. As ordens judiciais foram cumpridas no estado de São Paulo, sendo três na capital e duas em Pindamonhangaba, no interior.

Além disso, a Justiça Federal em Curitiba autorizou o bloqueio de pouco mais de R$ 5 milhões. O alvo desta fase é o empresário Cláudio Mente, que já foi investigado em fases iniciais. Agora, a Lava Jato apura movimentações suspeitas de um milhão de dólares em contas no exterior. Conforme as investigações, as transações ocorreram no ano de 2013, em paraísos fiscais, a partir de contratos falsos de consultoria.

Segundo a PF, as ações de hoje são desdobramentos da 23ª fase, a Operação Acarajé, de 2016, na qual foi preso o operador Zwi Skornicki e o ex-executivo da Odebrecht Fernando Migliaccio da Silva. Naquela ação também foram investigados o marqueteiro João Santana e a esposa dele, Monica Moura.

Com documentos apreendidos em outras fases da Lava Jato, além das transações de um milhão de dólares em 2013, a Polícia Federal coletou evidências de tratativas para o pagamento de mais 600 mil dólares no ano seguinte. Posteriormente, com a ajuda de autoridades da Suíça, a operação descobriu uma série de movimentações suspeitas entre 2014 e 2015, com a Lava Jato em andamento.

O empresário Cláudio Mente deve ser indiciado por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, entre outros crimes contra o sistema financeiro nacional. Essa é a primeira fase da Lava Jato desde o encerramento da Força-Tarefa no Ministério Público Federal. As investigações em andamento, agora, são conduzidas pelo Gaeco Federal.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem