Lava Jato deve ter ao menos uma fase por mês em 2019, diz superintendente da PF

 Lava Jato deve ter ao menos uma fase por mês em 2019, diz superintendente da PF

Foto: BandNewsFM/ Thaissa Martiniuk

O superintendente da Polícia Federal no Paraná, delegado Luciano Flores, afirmou nesta terça-feira (12) que a expectativa para 2019 é de que a Operação Lava Jato tenha ao menos uma fase por mês. O delegado negou que a operação esteja vivendo um período de entressafra e lembrou das ações que prenderam o operador do PSDB, Paulo Preto, e o ex-governador do Paraná Beto Richa.

Mesmo não dando detalhes, Luciano Flores ressaltou que este ano a Lava Jato vai trabalhar em novas frentes de investigação com base em materiais apreendidos em fases anteriores.

A equipe da Lava Jato em Curitiba precisou passar por uma reorganização nos últimos meses depois que o ex-juiz federal Sérgio Moro assumiu o cargo no Ministério da Justiça. Junto com ele, se mudaram para a capital federal alguns dos principais integrantes da investigação, que completa cinco anos no 17 de março. Estão em Brasília o antigo coordenador da operação na PF, Igor Romário de Paula; o então chefe da perícia da superintendência paranaense, Fábio Salvador; além dos delegados Marcio Anselmo e Erika Marena.

De acordo com o delegado Luciano Flores, com essas mudanças, a diretoria de combate ao crime organizado da PF está recrutando policiais para reforçar as equipes da Lava Jato no Paraná. O superintendente diz que a preferência é por agentes que tenham facilidade na análise de dados decorrentes de ações que investigam crimes financeiros.

O superintendente ainda esclarece que a determinação da diretoria nacional da PF é de que cada estado precisa ceder um ou dois delegados, quatro agentes e dois escrivães para as investigações sobre crime organizado em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Perto de completar cinco anos de existência, a força-tarefa da Lava Jato no Paraná ofereceu até o momento 91 denúncias contra 426 pessoas. Entre os crimes denunciados estão lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Ao todo, já foram proferidas 50 sentenças, gerando 242 condenações contra 155 pessoas. O total de penas ultrapassa os dois mil e duzentos anos de prisão.

Reportagem: Cleverson Bravo/Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem