Lava Jato: em novo desdobramento, PF mira propinas de US$ 2,2 milhões a ex-funcionário da Petrobras

 Lava Jato: em novo desdobramento, PF mira propinas de US$ 2,2 milhões a ex-funcionário da Petrobras

Foto: divulgação/PF

O desdobramento de hoje (26) da Operação Lava Jato cumpre dois mandados judiciais contra um ex-funcionário da Petrobras suspeito de receber propinas de 2 milhões e 200 mil dólares.

A Polícia Federal realiza as buscas e apreensões no Rio de Janeiro. Conforme relatos de colaboradores, entre 2009 e 2015, o ex-funcionário Jeceny Lourenço Rodrigues teria recebido a propina de uma empresa intermediária para favorecê-la em operações de compra e venda de combustíveis marítimos negociados pela Petrobras. A fase número 78 da Lava Jato é uma continuação da Operação Sem Limites, que chega nesta quinta-feira (26) ao quinto desdobramento.

Segundo a Polícia Federal, os crimes aconteceram na Gerência Executiva de Marketing e Comercialização, ligada à Diretoria de Abastecimento da estatal. O dinheiro teria sido dividido com outros agentes públicos que integram o esquema criminoso. Além disso, a Polícia Federal não descarta que outras empresas intermediárias tenham pago propinas ao ex-agente público para conseguirem vantagens indevidas na compra e venda de combustíveis marítimos da Petrobras. Os crimes praticados contra a estatal permitiam que as chamadas trading companies, conseguissem lucros acima da média do mercado.

Esse é o terceiro desdobramento consecutivo da Operação Sem Limites. Portanto, as fases 78, 77 e 76 da Lava Jato se concentram neste mesmo núcleo criminoso, que fraudava o mercado internacional do petróleo. Diferentemente de outras fases, a Polícia Federal do Paraná não convocou coletiva de imprensa para detalhar as ações desta quinta-feira. A reportagem não localizou a defesa do investigado.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem