Lava Jato: Fase 71 mira operador ligado a Edison Lobão

 Lava Jato: Fase 71 mira operador ligado a Edison Lobão

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A nova fase da Operação Lava Jato investiga um operador financeiro ligado ao ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão. De acordo com a Polícia Federal, ele é suspeito de atuar em um esquema de corrupção na área de trading da Petrobras – ou seja, na compra e venda petróleo e derivados. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, todos no Rio de Janeiro, além de duas ordens de interceptação de dados. A Justiça Federal do Paraná autorizou o bloqueio de até 17 milhões de reais dos envolvidos – que foi o prejuízo estimado para a Petrobras nas fraudes investigadas.

De acordo com o MPF, as fraudes identificadas envolviam, sobretudo, a compra e venda de asfalto e produtos derivados do petróleo. O procurador Athayde Costa, da força-tarefa Lava Jato no Paraná, explica que as ações desta quinta-feira têm como objetivo descobrir a profundidade do esquema criminoso investigado:

A fase de número 71 da Lava Jato aprofunda investigações antigas da operação, entre elas a fase 57. A força-tarefa também conta, agora, com provas coletadas por meio de cooperação jurídica internacional.

O procurador Marcelo Ribeiro de Oliveira explica que a expansão da investigação quer descobrir o prejuízo total à Petrobras:

Além do operador financeiro, também são alvos o irmão dele e quatro doleiros suspeitos e enviar para o exterior quase dois milhões de dólares. Ninguém foi preso. Devido à pandemia do coronavírus, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal não convocaram coletiva de imprensa para detalhar as ações.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem