Legislação determina que Lula cumpra pena em isolamento

 Legislação determina que Lula cumpra pena em isolamento

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O ex-presidente Lula vai permanecer sozinho ao longo de todo o cumprimento da pena de 12 anos e um mês de prisão. Pelo cargo que ele já ocupou na Presidência da República, o político deve ficar separado de quaisquer outros presos mesmo depois de deixar a sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Esse tratamento, no entanto, não representa um privilégio concedido ao petista, e sim atende a um dispositivo da lei penal. É o que explica Maurício Kuehne, professor universitário de Execução Penal e promotor de Justiça aposentado.

Em outras palavras, isso significa que o ex-presidente Lula, perante a Lei de Execução Penal, será equiparado a policiais, promotores públicos e membros da magistratura.

Na sede da Polícia Federal, o político vai ficar em uma sala no quarto andar – o último do prédio – que tem cerca de 15 metros quadrados e está equipada com cama, uma mesa com cadeiras e banheiro exclusivo.

O espaço era usado como uma espécie de alojamento para policiais federais de outras cidades e é isolado das celas onde estão presos, por exemplo, o ex-ministro Antônio Palocci e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, condenado na mesma ação.

O policiamento da sala na sede da PF vai ser realizado por agentes federais e será reforçado independentemente do ambiente para o qual ele seja encaminhado na sequência. Lula também terá direito a um banho de sol de duas horas todos os dias.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem