ParanáGeral

Lei que desburocratiza o canabidiol vai ser promulgada

A medicação atua no sistema nervoso central e indicada para tratamento de casos epiléticos

 Lei que desburocratiza o canabidiol vai ser promulgada

Foto: Reprodução/Jcomp – Freepik

Na próxima segunda-feira (13) a Assembleia Legislativa do Paraná vai promulgar a lei que desburocratiza o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CBD). O projeto de lei de dezembro de 2019, assinado pelos deputados Goura (PDT), Michele Caputo (PSDB) e Paulo Litro (PSD), teve a redação final aprovada no legislativo estadual três anos depois, em dezembro do ano passado.

Veja mais:

O presidente da Alep, Ademar Traiano, explica que como houve uma restituição do projeto ao legislativo, cabe a ele, como presidente da casa, promulgar a lei.

O canabidiol, conhecido como CBD, é uma substância presente na Cannabis. A medicação atua no sistema nervoso central e é indicada para tratamento de casos de epilepsia.

O projeto de lei recebeu o nome de “Lei Pétala”, em referência a uma menina de seis anos de idade que sofre de Síndrome de Rett, uma síndrome rara que afeta o desenvolvimento neuropsíquico e neuromotor. Condição que provoca também crises epiléticas.

O pai da Pétala, Marco Sanfelice, conta que ela passou a ter muitas crises e que o uso dos remédios convencionais a deixavam muito sedada e apática. Foi então que a médica indicou o canabidiol. O acesso ao medicamento foi um processo complicado e cheio de burocracia, mas que trouxe resultados positivos no tratamento.

Para Marco, que nos últimos quatro anos defende a liberação do uso do medicamento, ver a lei sendo promulgada é uma conquista. Ele espera que a desburocratização beneficie muitos pacientes.

O canabidiol também tem sido usado para tratamentos de outras doenças, como ansiedade, Parkinson, Alzheimer e inclusive em pacientes que sofrem de dores crônicas. Alguns especialistas também indicam o uso para pacientes em tratamento de câncer.

Com a promulgação, a nova lei deve permitir o acesso à medicação desde que os medicamentos receitados estejam de acordo com as normas de saúde e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Frederico Machado

Inquérito que investiga desabamento de supermercado ainda não foi concluído

Inquérito que investiga desabamento de supermercado ainda não foi concluído

Incidente ocorrido em Pontal do Paraná, completou um mês; três pessoas morreram

Paraná recebe reunião com secretários de Fazenda de todo país

Paraná recebe reunião com secretários de Fazenda de todo país

Evento da Comsefaz e do Confaz discute temas das áreas fiscal e fazendária dos estados