Liberdade de José Dirceu incomoda procuradores da Lava Jato

 Liberdade de José Dirceu incomoda procuradores da Lava Jato

A decisão do Supremo Tribunal Federal que concedeu liberdade ao ex-ministro José Dirceu incomoda parte dos procuradores da república que trabalham na Operação Lava Jato em Curitiba. O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa no Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR), considera a decisão “incoerente”. Ele ainda afirma que a liberdade de José Dirceu “representa um risco real à sociedade”.

Por meio de nota, o procurador da República cita alguns casos de prisão preventiva que foram mantidas pelo STF, embora pareçam menos graves do que os crimes cometidos pelo ex-ministro. Deltan Dallganol também cita uma série de alvos da Operação Lava Jato que estão detidos a mais tempo que José Dirceu – casos do ex-deputado André Vargas, do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e do empresário Marcelo Odebrecht, entre outros.

O procurador da república aponta que o caso de José Dirceu é mais grave pela influência política do condenado e pela reiteração delitiva. Para Deltan Dallagnol, a prisão é um “remédio amargo, mas necessário”.

O Ministério Público Federal no Paraná fez o que pode para manter José Dirceu preso. Até mesmo antecipou uma nova denúncia criminal contra o ex-ministro. O objetivo era levar novas informações ao Supremo Tribunal Federal para tentar convencer os magistrados.

Para a defesa do ex-ministro, a nova denúncia foi uma tentativa de intimidação. O advogado Roberto Podval faz críticas à força-tarefa Lava Jato em Curitiba.

Apesar do habeas corpus, a defesa reconhece que José Dirceu deve permanecer pouco tempo em liberdade. Condenado duas vezes pelo juiz Sérgio Moro, o petista deve começar a cumprir a penas assim que uma das sentenças seja confirmada em segunda instância. Neste caso, a responsabilidade é do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Somadas, as penas de José Dirceu na Lava Jato ultrapassam os 32 anos de detenção. A defesa alega que punição é prisão perpétua, considerando que o ex-ministro já tem 72 anos de idade.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem