Licitação para obra da Ponte de Guaratuba é lançada pelo Governo do Paraná

 Licitação para obra da Ponte de Guaratuba é lançada pelo Governo do Paraná

Foto: Arnaldo Alves/Arquivo AEN

normal_PONTE_DE_GUARATUBA
Foto: Arnaldo Alves/Arquivo AEN

O edital de licitação que vai escolher o consórcio de empresas que vão continuar os estudos ambientais e executar as obras da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, foi lançado hoje (10). A obra é reivindicação antiga de moradores e frequentadores do litoral.

Atualmente, a travessia é feita apenas pelo ferry-boat e a ponte sobre a baía de Guaratuba faz parte de uma série de iniciativas do Governo do Estado para remodelar o litoral paranaense. A travessia entre Matinhos e Guaratuba é feita pelo sistema de ferry-boat há mais de 50 anos. Desde 1996, o transporte coletivo aquaviário de veículos neste trecho é feito pela Concessionária Travessia de Guaratuba.

A construção da ponte vai garantir o deslocamento rodoviário. O traçado deverá ser definido com base na alternativa que cause menos impacto ambiental, o que pode incluir, por exemplo, a construção de um túnel no trecho final, na área próxima às instalações de manutenção do ferry-boat.Os novos estudos e projetos são necessários para consolidar as soluções já propostas nos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. O valor do contrato está inicialmente orçado em pouco mais de R$ 12 milhões.

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Fernando Furiatti, a construção da ponte é promessa antiga e o projeto, aos poucos, está avançando.

As empresas têm até o próximo dia 3 para encaminhar propostas ao DER Estadual.  A partir da data da emissão da Ordem de Serviços, o prazo estimado para elaboração dos estudos e projetos é de 14 meses. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem