Licitações do Paraná serão transmitidas ao vivo pela internet

 Licitações do Paraná serão transmitidas ao vivo pela internet

Foto: Gilson Abreu/ANPr

Foto: Gilson Abreu/ANPr

A partir de agora, todas as licitações do governo do Paraná serão transmitidas ao vivo pela internet. A medida promete aumentar a transparência das compras estaduais e estimular a fiscalização pelo cidadão. O sistema será apresentado hoje (23) pelo governo do Paraná. Mas a lei que torna a transmissão obrigatória já está valendo desde abril. Qualquer cidadão interessado poderá acompanhar as gravações dos pregões. Serão no mínimo duas câmeras: uma na mesa da licitação e outra na plateia. Tanto a imagem quanto o áudio serão gravados. Também será possível assistir a licitações passadas: os arquivos de áudio e vídeo serão armazenados e estarão disponíveis no site da Transparência do governo do Paraná.

A medida foi bem recebida por entidades que cobram transparência do poder público. Segundo o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, a medida é um passo importante para fazer valer a lei de transparência e de acesso à informação no Paraná.

Mas ainda há muito a avançar: o Paraná recebeu nota 7,87 no último ranking de transparência da CGU, a Controladoria-Geral da União. A lista foi divulgada no final do ano passado. Entre 27 estados, o Paraná ocupa a décima sexta posição. Segundo a análise da CGU, o governo estadual ainda precisa aprimorar a oferta de dados abertos sobre as compras e contratos estaduais, além de cumprir os prazos para responder a pedidos de informação do cidadão.

Para Ribas, do Observatório Social, além da transmissão, é preciso que o cidadão tenha acesso à íntegra do conteúdo da licitação, como pareceres e justificativas para a compra.

A transmissão das licitações do governo do Paraná já está disponível no site www.transparencia.pr.gov.br, no ícone “Compras”.

Reportagem: Estelita Carazzai

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem