Líder do governo na Alep diz que governo abandona negociação com funcionalismo se greve for iniciada

 Líder do governo na Alep diz que governo abandona negociação com funcionalismo se greve for iniciada

Foto: Dálie Felberg/Alep

Foto: Dálie Felberg/Alep

A greve dos servidores públicos estaduais foi um dos assuntos discutidos hoje (24) na Assembleia Legislativa do Paraná. Para o deputado Hussein Bakri (PSD), líder do governo Casa, a não concessão do reajuste neste momento é, sobretudo, uma questão de responsabilidade. Ele argumenta que a atual gestão começou há pouco tempo e que a paralisação deve ser sempre considerada a última opção em um cenário de negociação, o que não é o caso do Paraná.

De acordo com o parlamentar, o Executivo pretende abandonar o diálogo caso os trabalhadores realmente cruzem os braços.

Ele também argumentou que nenhum estado do país concedeu a data-base do funcionalismo por causa da crise que o Brasil atravessa. E pediu apoio aos outros deputados para evitar a greve.

Como exemplo de boa vontade do governo especialmente com os professores, Bakri citou, entre outras coisas, a negociação em torno do valor da hora-aula e da hora-atividade. Depois da sessão plenária, o político falou mais uma vez citando os avanços em vários pontos da pauta de reivindicações que comprovam a intenção do Executivo de chegar a um acordo com os trabalhadores.

A queda no repasse do Fundo de Participação dos estados recuou 10% neste mês na comparação com junho do ano passado. Esse recurso está previsto na Constituição e determina que 21,5% da receita arrecadada com o imposto de renda e o imposto sobre produtos industrializados sejam repassados pela União às unidades da federação e ao Distrito Federal.

Reportagem: Daiane Andrade

Avatar

Band News FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem