ParanáCidades

Líderes de igreja neopentecostal são presos por submeter crianças a trabalho escravo em Maringá

 Líderes de igreja neopentecostal são presos por submeter crianças a trabalho escravo em Maringá
Foto: divulgação/PCPR

Três líderes religiosos foram presos em Maringá, no norte do Paraná, na manhã desta sexta-feira (23). Eles são suspeitos de submeter crianças a trabalho análogo à escravidão. Os presos integram a uma mesma família – pai, mãe e filho são pastores da Igreja das Nações da Poderosa Mão de Deus, de vocação neopentecostal. Segundo as investigações, eles aliciaram e submeteram ao menos cinco crianças a trabalhos forçados, em uma pizzaria vinculada à igreja.

A delegada chefe da operação policial, Karen Friedich, detalha como agia o grupo.

Os suspeitos atraiam as vítimas, ao afirmar que a venda das pizzas seria uma obra divina e que o dinheiro seria doado para o tratamento de crianças com câncer. Com isso, os menores passavam a trabalhar sob a ordem dos pastores, com a permissão dos responsáveis pelas vítimas. Após o aliciamento, as crianças eram submetidas a trabalhos forçados, em rotinas que chegavam a 18 horas por dia. Quando havia falhas na prestação de contas do número de pizzas vendidas, ou quando as crianças alegavam cansaço, elas sofriam agressões verbais e ameaças de agressões físicas.

A delegada comenta que uma arma apreendida, era usada com esse objetivo pelos pastores investigados.

Uma adolescente de 13 anos foi obrigada pelos pastores a trabalhar como empregada doméstica, na casa dos líderes religiosos. Ainda conforme a polícia, os pais que tentavam contestar o grupo também eram agredidos e ameaçados. Durante o cumprimento dos mandados de prisão e apreensão, a polícia e vigilância sanitária interditaram a igreja que armazenava em um galpão pizzas impróprias para o consumo.

As três pessoas presas: um apóstolo, uma bispa e um pastor, viviam em casas de luxo. Nas residências, os policiais apreenderam grande quantidade de dinheiro em espécie, uma arma de fogo e documentos. Conforme a Polícia Civil, o alto padrão de vida era sustentado pelo trabalho escravo. Um bastão também foi encontrado. A suspeita é que a arma branca era usada para agredir as crianças que se negavam a trabalhar.

Segundo as investigações, os adolescentes também eram mantidos em cárcere privado nos fundos da igreja. A reportagem entrou em contato, por telefone, com a igreja administrada pelos investigados que preferiu não se manifestar.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Por hora, Paraná confirma 132 casos de dengue

Por hora, Paraná confirma 132 casos de dengue

Saiba quais medicamentos são contraindicados para a doença

Repórter cobre a morte da própria filha em acidente

Repórter cobre a morte da própria filha em acidente

Segundo o pai da menina, Donatto Candido, ela voltava do trabalho quando sofreu o acidente

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (25)

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (25)

Em Curitiba, a convocação dos públicos prioritários é escalonada