Liminar garante medicamento caro a menino da Grande Curitiba

 Liminar garante medicamento caro a menino da Grande Curitiba

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Reprodução/Facebook)

A batalha na Justiça para reverter a sentença de morte que o pequeno Bernardo Fantin de Souza recebeu junto com o diagnóstico da Atrofia Muscular Espinhal, a AME, do tipo I – o mais severo de todos – a família finalmente tem algo para comemorar.

É a liminar concedida na quarta-feira (13) da semana passada que determina que o governo do Estado compre e forneça ao menino o Spinraza – um medicamento especial que ajuda a estabilizar a doença e até reverter o parcialmente o problema. O garotinho tem apenas dois anos e mora na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba. E a torcida da família agora é para que não haja recurso da decisão, cujo prazo de cumprimento é de até 10 dias úteis a partir da notificação oficial.

A advogada Adriana Pedrosa Lopes atua voluntariamente na causa e fala sobre o custo do tratamento.

O Spinraza teve o registro no Brasil concedido mês passado pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas o valor de venda ainda não foi definido. A tarefa está à cargo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e não há um prazo para isso. Por isso, os pacientes ainda precisam importar o tratamento, o que é praticamente impossível para a maioria das pessoas.

A AME é uma enfermidade genética, sem cura, caracterizada pela degeneração dos neurônios responsáveis pela coluna vertebral. Com isso, os pacientes perdem gradualmente os movimentos, a deglutição e até mesmo a capacidade de respirar. Um em cada 10 mil bebês sofrem dessa condição e a evolução das vítimas após as  aplicações varia de pessoa para pessoa.

O remédio já é vendido na Europa, Estados Unidos, Japão e Canadá. Sem a necessidade de compra no exterior, a expectativa é a de que o Spinraza seja disponibilizado aqui por valores mais acessíveis. O registro do fármaco no país é da empresa Biogen Brasil Produtos Farmacêuticos.

A situação do menino já havia sido objeto de uma ação na Justiça Federal, mas, nesse caso, o fornecimento do Spinraza pela União foi negado. O argumento, na época, foi o de que não havia comprovação da eficácia do medicamento – o que mudou graças ao registro do fármaco pela Anvisa recentemente. Mesmo assim, o entendimento do magistrado não foi revertido, o que levou a advogada a recorrer à Justiça Estadual.

O tratamento para a AME precisa ser mantido por toda a vida. Além de ser uma esperança de sobrevida para o menino Bernardo, a decisão proferida na semana passada também engrossa o coro de ajuda à outras vítimas da doença no Brasil. Recentemente, uma decisão da ministra Carmen Lúcia, do STF, Supremo Tribunal Federal, obrigou o governo de Goiás a fornecer o Spinraza a um paciente daquele Estado.

 

COMO AJUDAR:

 Facebook: Juntos pelo Bernardo – AME tipo 1

Depósito bancário em nome de: Bernardo Fantin Souza / CPF 127.462.439-89

 

Banco Caixa Econômica Federal

Agência – 0393

Operação – 013

Conta poupança – 16314-7

 

Banco Bradesco

Agência – 0954-7

Conta poupança – 1001904-4

 

Banco Itaú

Agência – 3738

Conta poupança – 25927-8 / 500

 

Vakinha online:

AME o Bernardo

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem