Litoral do Paraná promove mutirões de limpeza nas praias, mangues e no fundo mar

 Litoral do Paraná promove mutirões de limpeza nas praias, mangues e no fundo mar

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no sábado, dia 8 de junho, voluntários vão realizar mutirões de limpeza em diferentes pontos do litoral. As ações ocorrerão nas praias, mangues e no fundo mar, com o trabalho de mergulhadores.

Em Paranaguá, as ações serão concentradas na região do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, um dos principais cartões-postais de Paranaguá e que recebe anualmente mais de 200 mil devotos da Padroeira do Paraná. Este será o primeiro mutirão realizado no local com o apoio de voluntários e deverá reunir membros de grupo de canoagem e da associação de surfistas de Paranaguá, moradores do bairro, funcionários da empresa portuária Cattalini e estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para a professora do curso de Ciências Biológicas da Unespar, Francine Pellizzari, o mutirão de limpeza é exemplo de conscientização para as pessoas.

O presidente da Associação de Moradores do Rocio, Patrice dos Santos, conta que o bairro possui cerca de 200 moradores e precisa desta mobilização.

Além do trabalho em terra, a ação contará com voluntários a bordo de caiaques e de embarcações para coleta dos materiais. O bairro fica nas proximidades do porto e tem acesso ao mar por um trapiche. A região tem cerca de dois quilômetros de faixa contínua de mangue.

Em Guaratuba, cerca de 400 voluntários participarão do 12º Mutirão de Limpeza, com ações ambientais e educativas e o recolhimento de resíduos. Em Pontal do Paraná, as ações serão lideradas pela ONG Parceiros do Mar e se entenderá pelas áreas de praia e de restinga nos balneários de Praia de Leste, Ipanema, Leblon e Pontal do Sul. Também haverá retirada de resíduos no fundo do mar feita por mergulhadores nas proximidades da Ilha de Currais.

A voluntária da ONG, Silvia Turra Rochinski, conta que o objetivo das atividades é chamar a atenção para o descarte incorreto de lixo, inclusive os lançados no mar pelos navios. O grande vilão, segundo ela, é o microplástico.

Todos os resíduos coletados tanto em Paranaguá quanto em Guaratuba e Pontal do Paraná serão classificados e os materiais reaproveitáveis serão encaminhados para associação de recicladores dos municípios.

Reportagem: Kelly Frizzo

(Foto: divulgação)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem