Litoral paranaense atrai animais marinhos em período de migração

 Litoral paranaense atrai animais marinhos em período de migração

Foto: divulgação/UFPR

tartauga-UFPR-litoral
Foto: divulgação/UFPR

Em tempos de pandemia, o litoral paranaense deixou de receber turistas, mas isso não impediu a chegada de outros visitantes: os animais marinhos. Mesmo no inverno, pinguins, lobos-marinhos, tartarugas e baleias fazem longas viagens para aproveitar praias e águas do estado. A bióloga e coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, que monitora essas visitas, explica que a temperatura e a salinidade da água são mais favoráveis para os animais vindos das ilhas antárticas.

Desde o dia 29 de julho, o Laboratório está acompanhando um lobo-marinho-subantártico, maior período que um animal da espécie ficou no litoral paranaense. A bióloga explica a importância do monitoramento de espécies visitantes, como o realizado com tartarugas verdes.

Com o monitoramento, os pesquisadores entendem o impacto da pesca e da exploração de petróleo e gás na vida marinha, o que permite a regulamentação dessas atividades.

MG_1306-768x512
Fotos: LEC/UFPR
lobo-marinho-subantáritco
Foto: divulgação/UFPR
AnimaisMarinhosMigraLogos-1
Arte: Tawane Nunes/UFPR
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem