Paraná

Litoral suspende aulas por causa da chuva

Travessia da baía de Guaratuba também foi interrompida por causa das condições climáticas

 Litoral suspende aulas por causa da chuva

 As aulas foram suspensas nas escolas e colégios estaduais do litoral paranaense na tarde desta quarta-feira (10). A medida foi adotada atendendo à orientação da defesa civil, por causa das fortes chuvas e ventos registrados na região. Ao todo, 61 escolas estaduais nos sete municípios litorâneos não terão aulas à tarde ou à noite desta quarta. As prefeituras de Guaratuba, Paranaguá, Antonina, Pontal do Paraná, Matinhos e Morretes também anunciaram a suspensão das aulas da rede municipal. Em Pontal e Matinhos o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde foi suspenso.

Segundo o Simepar, em Guaratuba as rajadas de vento chegaram a 97,2 km/h por volta de meio-dia. No início da tarde, a cidade registrou ventos de até 80 km/h. A travessia da Baía de Guaratuba também foi suspensa, por tempo indeterminado, por causa das condições climáticas. Na cidade, quatro famílias ficaram desabrigadas, houve sete ocorrências de  destelhamentos, oito quedas de árvores sobre residência e mais duas quedas de árvore em via pública.

Municípios do litoral sem luz

Cerca de 12 mil unidades consumidoras permanecem desligadas no litoral do Paraná devido às fortes chuvas que atingiram a região nesta quarta, 10. Os desligamentos se concentram, principalmente, em três municípios: Pontal do Paraná (6,1 mil), Guaratuba (3,9 mil) e Matinhos (1,2 mil). Mais de cem profissionais da companhia trabalham para restabelecer a energia e a previsão é que os serviços continuem ao longo da noite de hoje.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado emitiu alerta de ventos fortes e chuvas a partir de hoje (quarta, 10). Segundo o comunicado, o fenômeno é provocado pela formação de um centro de baixa pressão atmosférica, chamado “ciclogênese”. Também é esperada a ressaca do mar. A previsão indica ventos de 40 a 55 km/h, em média, podendo ser registradas rajadas de 90 km/h. A previsão de chuva acumulada pode chegar até 100 mm e ondas atípicas, com altura acima do normal, devem ser registradas. A Defesa Civil orienta a população que mora nas cidades litorâneas que acompanhe a situação meteorológica e acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil Municipal em caso de emergência, como em situação de alagamento. O alerta pede ainda que as pessoas não fiquem em regiões de praia. Na quinta-feira o sistema de baixa pressão deve se afastar em direção ao mar, porém a atividade de agitação marítima deve perdurar até sexta-feira (12).

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Intenção de consumo do paranaense cresce em setembro

Intenção de consumo do paranaense cresce em setembro

Alta de setembro foi de 4% e voltou a patamar de satisfação com 100,8 pontos

300 mil domicílios do Paraná não têm acesso à internet

300 mil domicílios do Paraná não têm acesso à internet

Segundo o IBGE, o acesso à rede cresceu 5 pontos porcentuais, chegando a 90%

Primavera começa com baixas temperaturas

Primavera começa com baixas temperaturas

Expectativa é de chuvas influenciadas pelo La Niña