PolíticaEleições 2018

Livre.jor faz checagem eleitoral no Paraná em parceria com Agência Pública

 Livre.jor faz checagem eleitoral no Paraná em parceria com Agência Pública

(Foto: reprodução/Facebook)

(Foto: reprodução/Facebook)

A agência de notícias Livre.jor, projeto de jornalismo independente sediado no Paraná, é um dos parceiros regionais do Projeto Truco, o fact-checking – ou checagem de fatos – de eleições da Agência Pública. Desde 2017 o projeto é certificado pela rede internacional de checagem de fatos nos Estados Unidos, que reúne os principais sites do segmento no mundo.

A equipe paranaense de checagem é formada pelos jornalistas Rafael Moro Martins, Alexsandro Ribeiro e José Lázaro Junior, com o reforço de Camila Abrão. Pela terceira eleição, a Agência Pública vai cobrir a disputa fazendo checagem de falas de candidatos e de boatos.

Neste ano, a cobertura foca nas disputas governamentais, com equipes em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Ceará e Pará. São 30 jornalistas dedicados a trazer informações sobre os candidatos ao debate público. Desde o dia 13 de agosto, no site da Pública e de qualquer jornal que siga as regras de republicação do conteúdo, é possível conferir as informações sobre as eleições do Paraná.

As pessoas podem sugerir afirmações de políticos destacadas, além de fake news sobre a eleição no Paraná, pelo e-mail [email protected].

 Reportagem: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem