ParanáServiços

Livro especializado em neurocirurgia é lançado por médico curitibano

Pela primeira vez é apresentada uma obra mais completa sobre esse campo da neurocirurgia

 Livro especializado em neurocirurgia é lançado por médico curitibano

Créditos: Divulgação Hospital INC

O sócio-fundador do Hospital INC, o neurocirurgião Murilo Meneses vai lançar nesta quinta-feira o livro  “Tratado de Neurocirurgia Funcional e Estereotáxica”, obra mais atual e completa em português nessa área da Medicina

Pela primeira vez na literatura portuguesa, é apresentada uma obra mais completa sobre esse campo da neurocirurgia: o “Tratado de Neurocirurgia Funcional e Estereotáxica”, que ganha lançamento nesta quinta-feira (8), no 20º Congresso Brasileiro de Atualização em Neurocirurgia (CBAN), em São Paulo. O título é publicado pelo INC Publisher, editora do Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC), e assinado pelos renomados neurocirurgiões brasileiros Murilo Meneses, Osvaldo Vilela Filho e Daniel Benzecry Almeida.

 A obra foi baseada no curso anual da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc), organizado pelos próprios autores.

A expectativa é que o livro se torne uma referência para a Sociedade Brasileira de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional. “Percebemos que havia espaço para um livro desse porte. O tratado é abrangente e muito importante para a formação complementar dos médicos e residentes que têm interesse nessa especialidade, reúne todas as subdivisões dentro da neurocirurgia funcional, ao mesmo tempo em que atualiza quanto ao que está sendo empregado de mais moderno. Esta é uma área que evolui rapidamente, porque está diretamente ligada aos avanços tecnológicos”, explica Dr. Murilo Meneses, chefe do Departamento de Neurocirurgia Funcional do Hospital INC e sócio-fundador da instituição, em Curitiba.

O Tratado faz uma abordagem didática e avançada, tem 40 capítulos, disponibiliza imagens, tabelas e figuras, e conta com médicos especialistas como colaboradores que agregaram conhecimento nas suas respectivas áreas de atuação. Além de resgatar a história e os sistemas de planejamento desenvolvidos para a neurocirurgia funcional e estereotaxia, o livro é dividido em cinco grandes temas, apresentando as doenças e as respectivas técnicas, tratamentos neurocirúrgicos existentes – como a neuromodulação e a estimulação cerebral profunda – e as investigações que devem ser feitas. O prefácio foi escrito pelo Dr. Raul Marino Jr, referência mundial em neurocirurgia funcional.

Estereotaxia

Uma das técnicas mais empregadas dentro da neurocirurgia funcional, a estereotaxia é pouco invasiva, possibilita atingir de forma bem precisa o interior do crânio, e pode ser aplicada em áreas que envolvem distúrbios dos movimentos, como a Doença de Parkinson. “A neurocirurgia funcional vem sendo difundida no Brasil a partir dos grandes centros, mas está muito longe de estar disponível para toda a população e onde existe a necessidade. Por isso, a formação de médicos especializados nessa área é extremamente importante”, observa Dr. Murilo Meneses, que também é autor dos livros Aspectos Clínicos e Cirúrgicos da Doença de Parkinson (Guanabara Koogan, 1996), Neuroanatomia Aplicada (Guanabara Koogan,1999) – que possui três edições – Doença de Parkinson (Guanabara Koogan,  2003) e Técnicas de Estudo do Sistema Nervoso Central (Editora UFPR, 2007).

SERVIÇO

Lançamento Tratado de Neurocirurgia Funcional e Estereotáxica

Data: 8 de setembro, às 17h15

Local: Livraria do Congresso Brasileiro de Atualização em Neurocirurgia – CBAN (Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo).

Com informações de assessoria

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

BR-376 tem bloqueio total no sentido Santa Catarina

BR-376 tem bloqueio total no sentido Santa Catarina

Interrupção serve para instalação de pórtico de radar no km 668,3

Paraná registra mais 31 mortes por dengue

Paraná registra mais 31 mortes por dengue

Também foram confirmados 41,4 mil novos casos da doença

Inquérito que investiga desabamento de supermercado ainda não foi concluído

Inquérito que investiga desabamento de supermercado ainda não foi concluído

Incidente ocorrido em Pontal do Paraná, completou um mês; três pessoas morreram

Paraná recebe reunião com secretários de Fazenda de todo país

Paraná recebe reunião com secretários de Fazenda de todo país

Evento da Comsefaz e do Confaz discute temas das áreas fiscal e fazendária dos estados