Especiais

Livros ajudam a fortalecer as relações familiares

 Livros ajudam a fortalecer as relações familiares

Foto: Luiz Costa/ SMCS

Foto: Luiz Costa/ SMCS

Dizem que a vida imita a arte – ou seria o contrário? Foi das experiências da vida que duas escritoras de Curitiba colocaram os sentimentos no papel. E eles viraram livros. Uma das autoras é empresária, formada em Direito e presidente de uma empresa de peças para motos. A outra tem dez anos de idade, está no 5º ano, de uma escola municipal. Em comum: o olhar para a própria família que se tornou inspiração. Denise Remor escreveu o “Bisa Biônica”, depois que o filho, aos 7 anos, se espantou com a prótese dentária da bisa de molho dentro de um copo. Eles estavam em uma viagem de família.

Com ilustrações de Alessandra Tosi, o livro atraiu crianças e adultos no lançamento, na semana passada, que teve contação de histórias e aproximou as famílias. E foi justamente pensando na própria família que a Julia Gayeski Landerdhal, de 10 anos, escreveu e ilustrou “Se você tem uma Sofia para amar”. Com altas-habilidades, condição popularmente conhecida como “criança superdotada”, a autora mirim trouxe um olhar carinhoso sobre a irmã mais nova, que tem autismo.

O livro aborda com sensibilidade e muita sutileza a rotina e o universo de uma criança com Transtorno do Espectro Autista. A psicóloga Thelma Alves de Oliveira, autora de livros que abordam os temas de violência contra crianças e adolescentes, destaca que as histórias são importantes para o desenvolvimento das crianças e dos laços afetivos.

O livro de Julia, ainda não foi editado nem pode ser encontrado nas livrarias, mas o sonho dela é poder distribuir um exemplar em cada escola de Curitiba para gerar reflexão sobre o tema.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba