Lobo-marinho é encontrado descansando na praia de Matinhos

 Lobo-marinho é encontrado descansando na praia de Matinhos

(Foto: divulgação/Almir Alves)

(Foto: divulgação/Almir Alves)

Um lobo-marinho foi visto na manhã deste domingo (21) no balneário de Ipacaraí, em Matinhos. De acordo com a bióloga Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o lobo-marinho está bem e ficou à beira do mar para descansar. Segundo ela, o animal veio do Sul, possivelmente do Uruguai ou Argentina, em busca de alimento.

Camila explica ainda que a cena deve se repetir ao longo da semana e lembra que o espaço dos animais deve ser respeitado.

No sábado (20), foi a vez de uma baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) juvenil aparecer no nosso litoral. Ela tem o tamanho de um animal adulto e estava no canal de navegação da baía de Paranaguá.

De acordo com a bióloga Camila Domit, esta espécie tem hábitos migratórios e anualmente vem de regiões frias como a Antártica, onde se alimentam, para reproduzir em águas quentes do litoral brasileiro. Ocorrências como esta foram registradas durante os últimos anos de monitoramento no Paraná, mas esta é a primeira vez que o animal é avistado em área interna da baía.

Infelizmente no mesmo dia da boa notícia de ocorrência da jubarte, foi observada uma baleia-mink, de pequeno porte, morta boiando na baía de Paranaguá. Caso alguém aviste uma baleia, tartaruga, golfinho ou ave marinha morta ou debilitada, deve entrar em contato com a equipe do CEM pelo telefone: 0800 642 3341.

Reportagem: Kelly Frizzo

(Foto: divulgação/Almir Alves)
Avatar

Band News FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem