CuritibaEconomia

Locação de imóveis em Curitiba bate recorde em fevereiro

Bairros mais procurados foram o Centro, Água Verde e Rebouças

 Locação de imóveis em Curitiba bate recorde em fevereiro

Foto: Daniel Castellano / SMCS

A locação de imóveis residenciais bateu recorde no mês de fevereiro em Curitiba. De acordo com o Índice de Locação Sobre Oferta (LSO), os bairros mais procurados em fevereiro foram o Centro (21,1% do total das negociações), Água Verde (4,1%) e Rebouças (4,1%). O segundo mês do ano registrou 26,7% e foi o maior já apurado desde o início dos levantamentos em 2012 e atingiu 8,2 pontos percentuais a mais do observado no mês anterior e 5,2 pontos percentuais acima do que se teve em fevereiro de 2021. Historicamente, o início do ano é marcado por um forte movimento no mercado de locação residencial.

De acordo com a vice-presidente de Locação do Secovi-PR, Marília Gonzaga, além dos estudantes universitários, há mudanças que ocorrem em razão do planejamento familiar realizado no fim de ano.

A reabertura total do comércio e das instituições de ensino também refletiu positivamente na área comercial. O índice de fevereiro na cidade ficou em 7,3%, 2,9 pontos percentuais a mais na comparação com o mês anterior e 2,4 pontos percentuais acima do que em fevereiro do ano passado. Nesse cenário, imóveis que se encontram em melhores condições de conservação são alugados mais rapidamente, por dispensarem investimentos em adequação de estruturas.

Em relação às locações comerciais, bairros na região central foram os que atraíram mais interessados: Centro (30,2%), Água Verde (6,2%), Batel (6,2%) e Centro Cívico (6,2%). Outro número que ganhou destaque no mercado de locação em Curitiba é a baixa inadimplência tanto de inquilinos residenciais quanto comerciais. Em fevereiro, o atraso no pagamento acima de 30 dias foi de 0,8%,  abaixo do registrado em janeiro (1,1%) e 0,8 pontos a menos do apurado no segundo mês de 2021 (1,6%).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.