COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Melhor ponto comercial é aquele que o cliente consegue ver

 Localização é fator de peso para o sucesso do negócio

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Para que um negócio alcance os objetivos pretendidos, alguns fatores devem ser considerados. E entre os itens fundamentais estão as estratégias de marketing, o bom relacionamento com o cliente e as ações de fidelização, visando especialmente o crescimento e a competitividade no mercado. Já a localização da empresa é um fator de peso não só para o sucesso, como já visando a expansão do negócio, uma vez que permite a redução dos custos, aprimora a experiência com o seu público e ainda poderá proporcionar o aumento dos lucros.

Para cada tipo de negócio, existe uma região estratégica. Por exemplo: supermercados geralmente são abertos em regiões que concentram um grande número de pessoas. Já para instalar uma indústria vários fatores devem ser considerados como incentivos fiscais, infraestrutura, transporte, fornecimento de matéria-prima e mão de obra qualificada.

No caso do comércio de rua, a escolha do endereço é uma das mais importantes etapas de um plano de negócios, tornando-se responsável pela longevidade do empreendimento.

Eu conversei com alguns especialistas de varejo e eles me disseram que o melhor ponto comercial é aquele que o cliente consegue ver. Por isso, deve-se evitar a abertura de uma loja comercial em frente a pontos de ônibus e a qualquer estrutura que comprometa a sua visibilidade. Outra dica importante para um comércio é procurar o lado da rua onde há sombra à tarde, pois historicamente, nesse horário, o movimento é maior.

Os bairros estão ganhando a preferência de muitos consumidores e várias cidades de médio e grande porte estão expandindo suas áreas periféricas. Cidades de médio e grande porte estão expandindo as áreas periféricas. E é este o cenário que os empreendedores devem ter em mente ao escolher um ponto comercial. Aliás, alguns negócios, por exemplo, se encaixam melhor em um bairro em crescimento do que no centro da cidade, que já está saturado. A perda de força do centro na atração de estabelecimentos comerciais também está constatada em pesquisas. Entre as explicações, estão o trânsito complicado e seus congestionamentos e a pequena quantidade de vagas de estacionamento.

Por fim, os lojistas que estão em dúvida entre lojas de rua ou de shopping, a principal vantagem de ter loja em shopping é a segurança. Também contam como pontos favoráveis o amplo estacionamento, conforto, praticidade e as campanhas promocionais lançadas periodicamente pelos centros de compras em datas comemorativas.

Shoppings centers atraem muitos consumidores. Esse fluxo de pessoas é benéfico para o lojista, pois mesmo se o cliente não tenha se deslocado ao local para entrar especificamente em uma determinada loja, a compra não programada pode acontecer.

Agora, existem também desvantagens. A lista começa pelo alto valor do aluguel do espaço e a taxa de condomínio, que geralmente é elevada. Existe também a cobrança de fundo de promoção e regras de funcionamento.

Confira a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin