COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Nova modalidade de negócio aproxima mais a marca do cliente diante dos diferenciais oferecidos

 Lojas conceito: tendência de varejo que tem apresentado bons resultados

Foto: Reprodução

Os hábitos de consumo mudaram bastante nestes últimos anos e as empresas tiveram que se adaptar para se comunicar melhor com seus clientes. Hoje, por exemplo, dificilmente encontraremos alguém que nunca tenha feito uma compra pela internet. Porém, essas modificações também estão alterando as estruturas físicas dos negócios. E as lojas conceito são bons exemplos disso.

As lojas conceito proporcionam um ambiente de aproximação entre a marca e o cliente. Nestes espaços, a marca pode ousar e pensar em novas formas de se relacionar com os consumidores, proporcionando experiências emocionais e criativas. E para que o cliente se sinta mais confortável e ambientado no espaço de compra, esse segmento valoriza recursos visuais, como ornamentação e arquitetura. Outros diferenciais de uma loja conceito são iluminação, música, cheiro, posicionamento do produto e atendimento personalizado.

No que se refere a benefícios de uma loja conceito, um dos principais é que este tipo de estabelecimento acaba se fixando na mente do consumidor. Por isso, aderir a essa moda pode ser um grande passo para negócios que pretendem se posicionar no mercado.

Ou seja, ao adotar um novo perfil de atendimento e de apresentação de produtos aos clientes, as lojas conceito também mostram a preocupação em inovar para prestar serviços personalizados.

Conforme já informamos, as lojas conceito buscam trazer para o cliente uma experiência diferenciada. Por isso, não se pode deixar de lado a oportunidade de trazer ao consumidor um ambiente aconchegante. Dessa forma, o primeiro passo que os empresários devem dar é no sentido de entender um pouco mais sobre o seu público e conhecer quais são as suas preferências. Outro ponto interessante é buscar referências de outras lojas, mas desde que isso seja adaptado para a realidade do seu negócio.

Ou seja, o que muitas vezes é aconchegante para uma pessoa é desinteressante para outra e vice-versa. Por essa razão, é importante fazer pesquisas e buscar feedback para que as soluções encontradas de fato entreguem valor e possam atrair os clientes certos para o negócio.

Outras dicas que podem ser aplicadas são oferecer assentos de qualidade; utilizar práticas de marketing sensorial; colocar boas músicas e em volume adequado, deixar o ambiente climatizado e ter um atendimento de qualidade.

Por fim, as lojas conceito têm a oportunidade até mesmo de praticar  preços acima do mercado, uma vez que seu público já é fidelizado e não se importa com essa questão, justamente por ter uma experiência positiva quanto aos produtos oferecidos e atendimento.


Confira abaixo a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin