Lotado pela procura direta, Pronto Atendimento do Pequeno Príncipe é fechado pela terceira vez em 15 dias

 Lotado pela procura direta, Pronto Atendimento do Pequeno Príncipe é fechado pela terceira vez em 15 dias

Foto: divulgação/Pequeno Príncipe

Pela terceira vez em duas semanas o Pronto Atendimento (PA) do Hospital Pequeno Príncipe (HPP) precisou ser fechado em razão da procura acima do normal. Somente nesta terça-feira (08), mais de setecentas consultas de urgência foram realizadas.

De acordo com o hospital, 90% dos atendimentos de ontem (07) poderiam ter sido resolvidos em unidades básicas de saúde (UBSs). Não há previsão para a retomada dos trabalhos.

A ocupação atual do Hospital Pequeno Príncipe chega a 98%. Ontem (08), das 16 macas disponíveis para o PA, 14 estavam sendo utilizadas por crianças que aguardavam uma consulta na enfermaria. Havia apenas um consultório livre para atender 45 pacientes; a fila de espera chegava a oito horas.

O vice-diretor clínico do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio, aponta a procura direta indevida como a principal causa da sobrecarga:

O atendimento terciário é de alta complexidade. Quando uma criança, por exemplo, é diagnosticada na UBS com pneumonia, o caso é encaminhado ao HPP. A entidade é credenciada para trabalhar na ‘retaguarda’, recebendo os casos mais graves das unidades básicas (UBSs) e unidade de pronto atendimento (UPAs).

Mas, no dia-a-dia, não é isso o que acontece…:

O vice-diretor explica que a procura indevida pelo hospital acaba prejudicando os atendimentos prioritários:

O Hospital Pequeno Príncipe esclarece que não deixa de atender os casos urgentes, respeitando a ética médica. Apesar disso, reconhece a sua limitação. Victor Horácio faz um apelo à população e pede a colaboração de todos:

O HPP tem 380 leitos e todos estão ocupados. O Pronto Atendimento será retomado à medida que vagas sejam liberadas. Suspensos desde as oito da noite de ontem (07), os trabalhos não têm previsão de normalização.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem