Lula não aceita qualquer condição para sair da prisão, garante Dilma

 Lula não aceita qualquer condição para sair da prisão, garante Dilma

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A defesa de Lula diz que vai conversar com o ex-presidente sobre o pedido do Ministério Público Federal para que ele cumpra a pena no regime semiaberto, nesta segunda-feira (30). Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde abril do ano passado, depois de ter a sentença por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá, confirmada em segunda instância. 

A Força-Tarefa da Lava Jato lembra que o artigo 112 da Lei de Execuções Penais prevê a paulatina reinserção do preso ao convívio social e o cumprimento da pena no regime mais benéfico. A Polícia Federal deve certificar o bom comportamento carcerário de Lula e a defesa também deve se manifestar no processo.

O petista nega todas as acusações e diz ser inocente. Lula sempre resistiu à ideia de migrar para o regime domiciliar. Ele preferia ver a sentença condenatória anulada para que pudesse sair pela porta da frente da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde está detido.

Neste final de semana, na festa do Partido Comunista da Espanha, em Madrid, a ex-presidente Dilma Rousseff defendeu que Lula não aceita qualquer condição para sair da cadeia.

Em nota, o advogado Cristiano Zanin afirma o ex-presidente Lula deve ter a liberdade plena restabelecida porque não praticou qualquer crime e foi condenado por meio de um processo ilegítimo e corrompido por flagrantes nulidades. Diz ainda que vai conversar novamente com Lula para que ele tome a decisão sobre o assunto, desde que ela não prejudique o julgamento dos pedidos de anulação da condenação.

No Paraná, a Justiça tem determinado o semiaberto harmonizado como alternativa para a falta de vagas em unidades como a Colônia Penal Agroindustrial de Piraquara, única na comarca de Curitiba para esse tipo de regime. Nesse modelo, o condenado usa tornozeleira eletrônica, pode trabalhar ou estudar durante o dia e deve voltar para casa no período da noite. É nesse regime que estão cumprindo pena, em Curitiba, os ex-tesoureiros do PT João Vaccari Neto e Delúbio Soares.

Reportagem: Thaissa Martiniuk/ Cleverson Bravo/ Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem