Macacos mortos com febre amarela são encontrados na Lapa, na região metropolitana de Curitiba

 Macacos mortos com febre amarela são encontrados na Lapa, na região metropolitana de Curitiba

Foto: divulgação/SESA

Cinco macacos infectados pelo vírus da febre amarela foram encontrados mortos na Lapa, na região metropolitana de Curitiba. Segundo a prefeitura do município, os animais, da espécie bugio, foram encontrados na Colônia Johanesdorf e na Colônia São Carlos.

A coordenadora da divisão de vigilância em saúde da Lapa, Juliane Do Vale, conta que os macacos foram recolhidos pela equipe da divisão e encaminhados ao Laboratório Central do Estado do Paraná. Ela conta, ainda, que mais um animal foi encontrado morto, porém ainda não faltam os resultados de exames para comprovar que a morte foi provocada pela febre amarela.

Segundo a Secretaria, o vírus circulante na região é do tipo silvestre e o mosquito transmissor (Haemagogus) habita o alto de árvores em regiões de mata. A coordenadora ainda ressalta que até o momento não há no Paraná nenhum caso de febre amarela registrado em humanos, porém é recomendada a vacinação.

Quem tem entre 9 meses de idade e 59 anos e nunca tomou uma dose deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima levando cartão do SUS e documento com foto. Desde o início do ano, o Ministério da Saúde recomenda um reforço na imunização para quem se vacinou antes de completar cinco anos de idade.

Segundo a pasta, o objetivo é aumentar ainda mais a eficácia da vacina nesse público, já que estudos científicos demonstraram uma diminuição na resposta imunológica da criança que é vacinada. Quem tomou a vacina após cinco anos de idade completos, não é necessário repetir a dose. A Secretaria de Saúde da Lapa pede que a população, principalmente do meio rural, que eventualmente aviste alguma espécie de macaco morto, comunique imediatamente a pasta pelo telefone 35475068.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem