CuritibaGeral

Relacionamento abusivo é tema em “Açúcar, manteiga e farinha”

Adaptação do livro “Waitress”, a obra é considerada sucesso nos Estados Unidos

 Relacionamento abusivo é tema em “Açúcar, manteiga e farinha”

Foto: Maria Pohler

Propositalmente intimista, “Açúcar, manteiga e farinha” estreou no Festival de Curitiba na quinta-feira (07), no Teatro Projeto Broadway, para um público de 40 pessoas. O espetáculo abordou temas como sonhos e amizade, mas também trouxe assuntos pesados, como relacionamentos abusivos e machismo. Em uma sequência de acontecimentos, a plateia observava a mudança de cenário e o desenrolar da história de Dina e suas amigas garçonetes.

O musical é uma adaptação do livro e do filme “Waitress”, considerado um sucesso nos Estados Unidos. Aqui não foi diferente, o projeto já conseguiu esgotar os ingressos de todas as seções do texto adaptado e dirigido por Ricardo Bührer. Três mulheres e diversos dilemas: Dina faz deliciosas tortas, mas vive um relacionamento que, diferentemente dos quitutes, não tem nada de bom. Beth é uma mulher mais velha com um marido enfermo, e Leia é uma jovem adulta que nunca teve namorado e lida com problemas de autoestima. Com piadas, efeitos sonoros e trilhas que enfatizavam as mudanças, o público se divertiu e refletiu.

A história começa com Dina descobrindo uma gravidez, ficando triste e aflita com a novidade. Suas amigas tentam consolá-la. Quando o futuro pai chega é possível perceber o motivo do descontentamento. Com comentários machistas e arrogantes, ela pega o dinheiro do trabalho de Dina e demonstra ciúmes de um bebê que ainda nem nasceu. Ainda faz ameaças de agressão física e menospreza a aparência dela.

“A vida já não é amarga o suficiente”, diz Dina ao seu médico. Reflexivo, ele deixou de lado a questão de não comer doce, se rendeu e provou a torta. O envolvimento dos dois, que pareciam ser apenas de paciente e médico, cresce ao longo da peça chegando ao seu clímax quando ambos se beijam em uma cena que fez a plateia vibrar, encerrando assim o primeiro ato.

Se por um lado os relacionamentos são complicados, a amizade das três garçonetes é algo que traz leveza para a história e mostra a força do companheirismo em momentos difíceis. O apoio na gravidez, a ajuda ao encontro que Leia arranja em um aplicativo e a quebra de um cofrinho para ajudar a amiga a se inscrever em um concurso são alguns exemplos do companheirismo vivido entre elas.

O nascimento do bebê é a peça-chave na vida da protagonista, que liberta-se de seu relacionamento abusivo e ganha o restaurante de herança. Com mais uma canção cantada por todo o elenco, a peça parece se encerrar. Entretanto, no final às três mulheres pediram a voz para passar uma importante mensagem final: A cada 2 minutos uma mulher é agredida. Caso saiba de algo, denuncie, ligue 180.

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Maria Pohler.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.